sábado, 3 de novembro de 2012

O DOUTOR JOSÉ LAGES



Chagas Botelho
Barrense, blogueiro e cronista

Não é nenhum arroubo de início de parágrafo não, pelo contrário, é apenas uma boa lembrança da minha primeira vez em um consultório médico. Na pequena e pacata cidade de Barras, principio de noite chuvosa, e lá estava minha mãe me entregando aos cuidados do melhor médico da cidade: o doutor José Lages.

Eu ainda era criança, um mameluco desdentado, mas lembro, nitidamente, da atenção que aquele homem de branco tinha com os seus pacientes. Com medo de tomar injeção, me aproximava meio furtivo, mas ele, o doutor Zé Lages, o melhor médico das Barras, logo me acalmava.

Sua receita era simples, não tinha segredos, apenas carinho, dedicação e paciência. Garotos que sofriam de intensas dores de barriga, como eu, ele sempre tinha a solução mais simples, um bom soro caseiro e claro, um pirulito no final da consulta.
Ás vezes seu atendimento se estendia além-consultório, dando carona para mim e para minha mãe em seu possante Chevrolet, bastava entrar naquela máquina, e pronto, já estava curado.

Quando pequeno tive atrozes dores de barriga, porém, sempre tinha ali, pertinho de mim, para apaziguá-las, o melhor médico da terra dos governadores, o doutor Zé Lages e o seu inconfundível afeto atemporal.

De aspecto franzino, membrana diáfana, de óculos e voz fraca, o doutor José Lages era na verdade um abre-alas da firmeza e competência médica. Ser atendido por ele era inflar de inveja todos os meus coleguinhas.

Quando muitos se apegavam a homeopatia incipiente, modesta, rústica, o doutor Zé Lages, o melhor médico da mesopotâmia do norte do Piauí, fazia jus a sua profissão com avanços significativos.

Até hoje penso que todos os seus pacientes, ricos e pobres, eram na verdade seus ícones de fortuna, pois era tão bem zeloso com todos quanto ao seu diploma pendurado na parede.

O doutor Zé Lages foi o meu primeiro médico, o melhor que tive até hoje, aquele que me acalentava quando as dores abdominais me açoitavam. Se pudesse criaria um pronto-socorro afetivo 24 horas com o nome dele.

Por isso, nesse dia 18 de outubro, dia do médico, com o devido respeito a todos os outros, celebro o dia do doutor José Lages, um verdadeiro amenizador das dores humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário