segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O amor em tempo de "non ho l'etá"



José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com


A Internet tem dessas coisas: a gente navega, à deriva, logo aparece o nome, a mensagem, a voz, a emoção, um estilo de época de amar.

Deparei-me com a linda cantora italiana Gigliola Cinquetti cantando uma de suas deliciosas canções: "Non ho l'etá, non ho l'etá per amarti, per uscire sola con te..." Tradução completa: "Não tenho idade, não tenho idade para amar-te./ Não tenho idade para sair sozinha contigo,/E não teria, não teria nada a dizer-te,/ Porque tu sabes muito mais coisas que eu./Deixa que eu viva um amor romântico,/Na esperança de que chegue aquele dia, mas agora, não.../Se tu quiseres, se tu quiseres esperar-me,/ Naquele dia, terás todo o meu amor para contigo..."

1969, novo e luxuoso Cine Royal, único com ar refrigerado, Rua Coelho Rodrigues, a poucas quadras da Praça Pedro II. Um guia impecavelmente vestido, lanterna na mão, conduzia os clientes até às poltronas. Tela panorâmica na moda. Lotado, a partir das 5 da tarde às 9 da noite dominical. Escurinho do cinema, delicioso sarro com a namorada. Não passava dos beijinhos na boca. Só. Avançar blusinha adentro saía caro, um carinhoso tabefe. "Dio, come ti amo", com Gigliola Cinquetti, atraiu milhares de adolescentes, dias seguidos, que emocionou, umedeceu olhos. Rostinho gracioso e romântico, Gigliola traduzia a candura dos apaixonados de primeira viagem, como eu.

Amores antigos construídos de cândidas esperanças e de sonhos sem drogas e idas a motéis. O texto da música de Gigliola traduz o perfil cultural da maioria adolescente de algumas décadas atrás, acostumada a lições de educação religiosa na família e na escola: "Não tenho idade para sair sozinha contigo...para amar-te... mas agora, não." Um não em desuso na modernidade do ficar, do experimentar o fruto proibido. Ou como se dizia, naquela época, do sex appeal.

Instintos e paixões apressadas desencadeiam nos jovens, especialmente mulheres, inconsequentes decisões, de transformar a relação amorosa em aventuras sexuais baratas e fáceis, descartada que só camisinhas contraceptivas.

Amor e sexo, depois do paraíso, não há prazer igual. Sem básicas virtudes, porém, viram inferno a longo prazo. Adolescentes avançam, cada vez mais cedo, em experiências sexuais, sem tempo para filtragem das condutas. Comida saudável exige seleção, disciplina e tempo de degustação.

Analisando letras de antigas músicas, descobre-se o fascínio e encantamento sadios, dificilmente encontrados na música popular contemporânea, algumas vulgares e animalescas. Foram-se os versos ricos de sutilezas e candura, sem abordagem daquilo:"Quero beijar-te as mãos, minha querida; Aquele beijo que te dei nunca, nunca mais esquecerei... a noite linda de luar; Olhos nos olhos, quero ver o que você diz; o amor é um deserto e seus temores." Letras simples, ricas de ternura.
O sonho não acabou. O amor é que não pode ser substituído pelo pesadelo da droga ou das breves aventuras. Talvez falte exercitar o lirismo sadio de Gigliola Cinquetti e de tantos românticos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário