sábado, 15 de dezembro de 2012

Revelações fantásticas em sonhos




José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com


Fui avisado, em sonho, de que seria milionário. Despertado, mais tarde, dirigi-me ao local da mina, mas nem liguei para atender ao aviso do céu. Bem feito! Perdi uma bolada da loteria.
Faltavam poucos meses para eu me casar. A Loteria Esportiva, na época, oferecia os mais cobiçados prêmios. Domingo à noite, durante o programa Fantástico da TV Globo, o mascote da zebrinha anunciava o resultado dos jogos na coluna 1(vitória), coluna do meio(empate) ou coluna 2(derrota).
Uma noite sonhei preenchendo bilhete lotérico. Alguém me soprava: "Assinala só coluna 1 e a do meio. A coluna 2, não." Às 10 da manhã, o anjo parecia me guiar, meio a trânsito intenso e dificuldade para estacionar o automóvel. Encontrei, enfim, uma vaga - olhe só - frente a loja lotérica, ao lado do Banco do Brasil, Centro. Lembrei-me do sonho, mas virei as costas e me dirigi ao comércio. De volta ao local, novamente a sugestão:" joga! Joga!" Não dava ouvido a invisível mensageiro. Domingo à noite, a zebrinha anunciou: "Pela primeira vez, não se registra nenhum resultado na coluna 2. Ninguém acertou." Nem eu, na minha audácia de menosprezar sonho milionário.
A oniromancia, previsão do futuro pela interpretação dos sonhos, dominou a cultura dos povos antigos. No Islamismo, os sonhos bons são inspirados por Alá e podem trazer mensagens divinatórias, enquanto os pesadelos são considerados armadilhas de Satã.
Filósofos ocidentais eram céticos quanto ao tema religião e os sonhos, por alegar que não haveria controle consciente durante os sonhos, mas estudos recentes, analisando movimentos dos olhos (REM) durante o sono, mostram resultados cientificamente comprovados.
A Bíblia relata fantásticos sonhos e revelações, inclusive profecias messiânicas. A Noé um aviso dos céus revelou-lhe a tragédia do dilúvio. Acreditou, construiu a barca, salvou a família e os animais. Abraão, em sonho, foi convocado para morar em longínqua região, hoje Israel. Despediu-se da rica parentela, na Mesopotâmia, acompanhado da esposa, Sara. Viajaram 600 KM, estabeleceram-se na terra da promessa, enriqueceram, geraram as raízes do povo hebreu e muçulmano. Jacó acreditou nos sonhos, abriram-se-lhe os caminhos da riqueza e do casamento. José, filho de Jacó, abandonado e vendido pelos irmãos como escravo no Egito. O adolescente sonhava e decifrava manifestações oníricas dos outros, que lhe valeram o posto de vice de faraó.
A vinda do Messias ao mundo e sua morte foram sonhadas por dezenas de profetas, muitos séculos antes. Isaías, o mais fotográfico de todos, descreveu-O, sete séculos antes, esbofeteado, ferido e sem beleza. José, esposo de Maria, viu em sonhos o anjo advertindo-o de não molestá-la, por se encontrar grávida do Messias, sem participação de homem. Em sonho, também foi-lhe avisado levar a criança para o Egito, porque o rei Herodes queria matá-Lo. Em outro sonho, foi avisado para regressar, dois anos depois. A esposa de Pôncio Pilatos lhe pediu para não condenar Jesus, "pois sofrera em sonhos naquela noite".
Pensadores, cientistas e matemáticos tiveram, em sonhos, visões reveladoras. Descartes, em viagem à Alemanha, sonhou descobrindo um novo sistema matemático e científico. Kekulé propôs a fórmula hexagonal do benzeno, após sonhar com uma cobra que mordia sua própria cauda. O pai da Tabela Periódica, Dmitri Mendeleiev, afirmou ter tido um sonho no qual lhe era mostrado o modelo da tabela periódica atual.
Sonhos revelam o que somos, nossas angústias, alegrias, ressentimentos, insatisfações, através de figuras e associações de objetos sem nexo. O importante é decifrar o significado, que pode revelar desejos recalcados, sintomas físicos ou emocionais. Em geral, pessoas simples e desapegadas, com intensa atividade espiritual, recebem avisos proféticos, um privilégio divino.
Depois de experiências amorosas frustradas, pedi ao Espírito de Deus que me honrasse com uma namorada para casar. Eu a contemplava em sonhos: tinha a cara da Rita. A zebrinha festejou minha sorte por esse imenso tesouro, que não tem preço mas valor. Sem gordas contas bancárias. Sem preencher bilhete da loteria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário