José
Maria Vasconcelos
josemaria001@hotmail.com
josemaria001@hotmail.com
O
médico Gisleno enviou uma matéria produzida por Maria Sidalina
Gouveia, Supervisora Pedagógica de Língua Portuguesa, do Instituto
de Qualidade no Ensino. Serve para professores, estudantes e
comunicadores:
O
resumo é um dos gêneros de texto mais importantes nas atividades
escolares, sendo pedido por professores das diferentes disciplinas,
porém poucos são os docentes que se dedicam a ensiná-lo. Isso
acontece porque, infelizmente, sobrevive a crença de que há uma
capacidade geral para a escrita, que permite aos alunos produzir,
adequadamente, textos de qualquer natureza, isto é, de qualquer
gênero. Há, ainda, quem acredite que o ensino da estrutura mais
comum dos textos — narração, descrição e dissertação — seja
suficiente para que todos produzam bons textos, ou seja, enunciados
adequados aos propósitos comunicativos de seu autor e leitor.
Entretanto, a “história” não é tão simples assim...
Como
os professores podem contribuir para o desenvolvimento das
habilidades necessárias à produção de um resumo de um texto, ou
de um evento do qual os estudantes participaram, ou a que assistiram?
O que pode ser feito, em sala de aula, para que os alunos não
precisem aprender a produzir o gênero resumo intuitivamente?
O
primeiro passo é compreender o resumo como um gênero, ou seja,
observar o modo como os resumos são expressos por palavras. Isso
significa que, ao ler um trecho, como “Leonardo Boff começa o
artigo ‘A cultura da paz’, ressaltando que vivemos em uma
sociedade caracterizada fundamentalmente pela violência”, devemos
ser capazes de reconhecê-lo como o fragmento de um texto pertencente
a um determinado gênero — resumo — e o propósito comunicativo
de seu autor — expor, resumidamente, o conteúdo do artigo de Boff
—, pois conseguimos observar, nesse e em outros resumos, alguns dos
elementos próprios a esse gênero: correção gramatical e
vocabulário adequado à situação escolar, seleção de informações
relevantes do texto original, indicação de dados sobre o texto
resumido, manifestação da compreensão do texto lido e resumido.
O
reconhecimento dos elementos que caracterizam um gênero facilita
enormemente tarefas fundamentais, como ler, interpretar, sumarizar e
resumir. A “dificuldade” fica por conta da compreensão do tema
do texto a ser resumido, mas esse aspecto fica para um próximo
artigo.
O
desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção pode não
ser um processo dos mais ligeiros, mas é necessário e, dependendo
do empenho do estudante, pode ser mais ou menos rápido. Lembremo-nos
de que ler e escrever são práticas articuladas entre si, e a melhor
forma de ensinar e de aprender uma prática é praticar. Para
concluir, vale citar Júlio Dantas (autor de “Como redigir”): “O
que é difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo
pouco”.
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