quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

COMO DIZER TUDO, ESCREVENDO POUCO



José Maria Vasconcelos
josemaria001@hotmail.com



O médico Gisleno enviou uma matéria produzida por Maria Sidalina Gouveia, Supervisora Pedagógica de Língua Portuguesa, do Instituto de Qualidade no Ensino. Serve para professores, estudantes e comunicadores:
O resumo é um dos gêneros de texto mais importantes nas atividades escolares, sendo pedido por professores das diferentes disciplinas, porém poucos são os docentes que se dedicam a ensiná-lo. Isso acontece porque, infelizmente, sobrevive a crença de que há uma capacidade geral para a escrita, que permite aos alunos produzir, adequadamente, textos de qualquer natureza, isto é, de qualquer gênero. Há, ainda, quem acredite que o ensino da estrutura mais comum dos textos — narração, descrição e dissertação — seja suficiente para que todos produzam bons textos, ou seja, enunciados adequados aos propósitos comunicativos de seu autor e leitor. Entretanto, a “história” não é tão simples assim...
Como os professores podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades necessárias à produção de um resumo de um texto, ou de um evento do qual os estudantes participaram, ou a que assistiram? O que pode ser feito, em sala de aula, para que os alunos não precisem aprender a produzir o gênero resumo intuitivamente?
O primeiro passo é compreender o resumo como um gênero, ou seja, observar o modo como os resumos são expressos por palavras. Isso significa que, ao ler um trecho, como “Leonardo Boff começa o artigo ‘A cultura da paz’, ressaltando que vivemos em uma sociedade caracterizada fundamentalmente pela violência”, devemos ser capazes de reconhecê-lo como o fragmento de um texto pertencente a um determinado gênero — resumo — e o propósito comunicativo de seu autor — expor, resumidamente, o conteúdo do artigo de Boff —, pois conseguimos observar, nesse e em outros resumos, alguns dos elementos próprios a esse gênero: correção gramatical e vocabulário adequado à situação escolar, seleção de informações relevantes do texto original, indicação de dados sobre o texto resumido, manifestação da compreensão do texto lido e resumido.
O reconhecimento dos elementos que caracterizam um gênero facilita enormemente tarefas fundamentais, como ler, interpretar, sumarizar e resumir. A “dificuldade” fica por conta da compreensão do tema do texto a ser resumido, mas esse aspecto fica para um próximo artigo.
O desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção pode não ser um processo dos mais ligeiros, mas é necessário e, dependendo do empenho do estudante, pode ser mais ou menos rápido. Lembremo-nos de que ler e escrever são práticas articuladas entre si, e a melhor forma de ensinar e de aprender uma prática é praticar. Para concluir, vale citar Júlio Dantas (autor de “Como redigir”): “O que é difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco”.

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