segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

OS MILAGRES DA INTERNET


Prof. Iweltman Mendes
Elmar, Rubem Freitas e Antônio Gallas Pimentel

Prof. Antônio Gallas

Abençoada seja para sempre a bendita e “santa” Internet. É através dela que daqui da terra do Tio Sam tomo conhecimento das coisas e dos fatos que acontecem no meu país e no Estado através dos blogs que leio diariamente, até mesmo para matar a saudade do Brasil. Foi através da internet que daqui dos Estados Unidos tomei conhecimento do falecimento e das homenagens que foram prestadas ao colega professor e ex- vereador Iweltman Mendes. Uma grande perda para Parnaíba, para sua família e para os seus amigos. Através da internet busco e encontro amigos que estão distantes, como os parnaibanos José Fialho da Silva, Gilson Costa (o Gilson do Curso Tomorrow), Erna Bauer, a campomaiorense Daniela Tereshchuk (Daniela Nascimento) minha amiga e professora que mora no Canadá (idealizadora do Brazil/ Canada Project for Teachers Development, do qual participei) e muitos outros amigos espalhados por este “mundão” afora.

Foi a santa e bendita Internet que me proporcionou a maior alegria do ano de 2012. É dito que "quem encontra um amigo, encontra um tesouro". E o meu presente de fim de ano foi reencontrar uma pessoa amiga que tentava, sem êxito, há 38 anos. Aliás, mais do que uma pessoa amiga, digamos assim um “unforgetable love” (um amor inesquecível). Tudo isso graças, repito, à santa e bendita Internet que me permite ler os blogs da minha cidade, do meu estado, e deleitar-me às vezes com algumas crônicas, como foi o caso de “Navegando o Velho Monge” do meu amigo poeta e magistrado Elmar Carvalho na qual ele demonstra mais uma vez seu conhecimento sobre fatos da história do Piauí, como citou as pontes do engenheiro Antônio Noronha .

Nessa crônica do Elmar algo chamou minha atenção. Foi o nome por ele dado à expedição: lírico-etílico- ecológica. Gostei do Termo! Mas essa é uma maneira peculiar do poeta/escritor Elmar Carvalho. Suas crônicas sempre trazem expressões que tornam agradáveis a leitura. Outra peculiaridade do escritor Elmar é a modéstia, como ele cita que tentou improvisar um poema para homenagear o velho monge. Todos sabem que sua verve poética vem desde a infância e que ele seria capaz, mesmo no fervor da juventude, de fazer versos brilhantes em homenagem ao Parnaíba, tal qual os fez Antônio da Costa e Silva.

Agora voltando à Internet: muitos pensam que sua criação é algo novo, da tecnologia moderna, mas na realidade ela surgiu nos anos 60 durante a guerra fria entre os Estados Unidos e União Soviética. Temendo um ataque russo ás bases militares americanas, o que poderia trazer a público informações sigilosas e tornar os Estados Unidos vulneráveis, o governo americano então decide idealizar e criar um modelo de troca e informações sigilosas entre os militares americanos. Foi criada então a ARPA, sigla de Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas) que mais tarde tornou-se ARPANET com a finalidade maior de guardar as informações sigilosas e caso houvesse um ataque aos Estados Unidos as informações armazenadas na ARPANET não seriam perdidas. Mais tarde, no final do século XX a Internet popularizou-se, expandiu-se pelo mundo todo, e hoje está aí, prestando um grande serviço para toda a humanidade.

É por isso que não me canso de dizer: abençoada seja para sempre a bendita e santa Internet!

4 comentários:

  1. O prof. Gallas foi meu professor de inglês na E. Comercial, é claro que não vai lembrar de mim. Mas quero que ele saiba, do orgulho que tenho de ter sido seu aluno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Eh gratificante quando encontramos quando encontramos um ex-aluno que estah bem na vida e sabemos que contribuimos com o um pouco nosso trabalho para o seu crescimento social, pessoal ou pfofissional. Sao as coisas boas do magisterio. Um abraco.

      Excluir
  2. O professor Antônio Gallas, amigo de várias décadas, foi professor de minhas irmãs Joserita, Maria José e Josélia.

    ResponderExcluir
  3. Parabens, prof. Gallas!!! Adorei o artigo, continue nos contando da sua maravilhosa visita a cidade que nunca dormi...New York, New York!!!como dizia o Frank Sinatra!

    Daniela Tereshchuk - Calgary-Canada

    ResponderExcluir