quarta-feira, 27 de março de 2013

Os restos mortais de Da Costa e Silva em Amarante é destaque



A ideia da construção de um monumento simbolicamente representando os restos mortais do poeta Da Costa e Silva tem recebido incentivos dos intelectuais piauienses. Entre aqueles que estão felizes em saber que o povo de Amarante respeita a vontade do seu filho ilustre, está o escritor Deusval Lacerda e o poeta Evaldo Madeira.

Ambos escreveram para Virgílio Queiroz e Elmar Carvalho parabenizando o prefeito e o vice-prefeito pelo desejo da construção de tão significativa obra. “A melhor e a mais brilhante ideia. Da Costa e Silva está acima de qualquer mediocridade ou esquecimento dos pseudo-intelectuais. Amarante só tem a ganhar com tal projeto. Adianto-lhes que estou muito feliz, esse empreendimento além de cultural, resgata assim, a magnitude desse poeta. Quem não leu o poema "SAUDADE" dedicado à sua genitora que fala de uma "santa" rezando no altar para outra "Santa". Acredito que foram os versos mais lindos que eu pude ler em minha vida. Vivamos então esse tempo. Abraços, caro Virgílio”. Expressou-se, Evaldo Madeira. “Estou feliz com a iniciativa de vocês amantes das letras, artes e cultura amarantinas em construírem o Monumento Simbólico do Último Desejo do Poeta, por uma razão simples: era o desejo do poeta ser enterrado na sua terra natal. E é também uma forma dos seus conterrâneos o reverenciarem ad eternum”, sentenciou o escritor Deusval Lacerda.

Elmar Carvalho que lançou essa ideia de trazer os restos mortais de Da Costa e Silva há mais de trinta anos, quando a convite de Virgílio Queiroz, participou de um debate literário em Amarante, publicou em seu blog artigos diversos sobre esse desejo do grande vate piauiense, sempre se embalando nos versos do soneto “Amarante”. Vamos em frente, poeta Elmar.

Fonte: Portal Amarantenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário