terça-feira, 14 de maio de 2013

Ademyston: “queria envelhecer”



Fonseca Neto

É um bom tipo meu velho / Que anda só e carregando / Sua tristeza infinita / De tanto seguir andando”. “Eu o estudo desde longe / Porque somos diferentes / Ele cresceu com os tempos / Do respeito e dos mais crentes”.
Velho, meu querido velho / Agora caminha lento / Como perdoando o vento / Eu sou teu sangue meu velho / Teu silêncio e o teu tempo”. “Seus olhos são tão serenos / Sua figura é cansada / Pela idade foi vencido / Mas caminha sua estrada”. “Eu vivo os dias de hoje / Em ti o passado lembra / Só a dor e o sofrimento / Tem sua história sem tempo”. 
... Agora caminha lento / Como perdoando o vento /... / Teu silêncio e teu tempo”. 
Repercutindo a “passagem ao silêncio” de Ademyston Rodrigues Alves, com muita consternação, assisti uma entrevista, na tevê, de um irmão dele, na qual tecia doídas considerações sobre a terrível tragédia ocorrida no antigo Porto da Lenha. Nele, entrevistado, no timbre da voz, no semblante, nas lembranças, percebi a própria voz, a fisionomia e o rosto do seu grupo familiar inteiro.
Chamou-me a atenção, em particular, um detalhe de sua fala sobre o irmão: disse que ele “tinha muito medo de morrer”, “um extremado amor à família” e que “queria envelhecer” –ao ouvir isto, pensei direto nos filhos que ficaram, que, crescidos, não cantariam para o pai, no presente, esses versos do Altemar. Naquela via dolorosa acabou a vida física dele. Todavia, quando a vida vivida é guiada em luz e sinaliza paz, tal a de Ademyston, as memórias sementadas no futuro são cultivadas em poesia. Teve ele a vida interrompida conforme temera: seus três filhos, crianças, não o verão envelhecer. Mas, com certeza, envelhecerão eles próprios, imersos na memória e na história bonita do pai, um brasileiro como milhares: do Sertão, filho dileto, sonhador, lutador. Sabia ele (e se fez prova e exemplo a ser seguido) que o estudo é um caminho para vencer desafios que o viver vai colocando. Aos 34 anos, claramente, já, um vitorioso. No BB, este ícone tão querido por tanta gente. Que a sociedade que o eliminou aprendamos as lições.  
Queria envelhecer”: por que o jovem Ademyston queria envelhecer, como lembrou o irmão, emocionado? Por que alguém quer envelhecer? É a busca da realização humana em plenitude e da contemplação feliz do caminhar na História. Viverá em seus filhos, os quais poderão tomar esses versos feitos ao “velho” e cantá-los, assim, com diversas misturas. 
Ademyston: bom tipo este jovem. Com certeza, a velhice, de amanhã, perdeu um candidato que iria vivê-la construindo experiências do mundo novo da paz. Andava só, nos caminhos de Miguel, carregando a saudade infinita da Pimenteiras natal –de Itaueira, Floriano...  Esperançava seguir andando, voltar para Teresina. 
Cresceu com o tempo esperançoso esse jovem trabalhador. Aos 12 anos no batente. E não conhecendo a idade de caminhar lentamente, não alcançou o tempo de perdoar o vento. Sua figura não cansou e assim a idade não o venceu. Mas naquela estrada o impediram de seguir. E daí que não o alcançaram os dias de hoje. Naquela estrada seu futuro se transfundiu em matéria do passado e seu passado de risos e vitórias será signo e matéria no futuro dos que amou e que o amavam. 
(Ademyston: em ti a dor e o sofrimento foram além das insinuações inseguras das quais desconfiastes. E se anteciparam, por mentes e mãos pulsando em torpes razões, na subtração do tempo de viver outros capítulos de tua história. Teu silêncio e teu tempo contarão, eloquentes, tantas histórias. E se tua história, dor e sofrimento, e o sofrimento e a dor dos que ficaram na saudade, servirem na construção de outras histórias fundadas na paz, essa será a lembrança essencial dos que envelhecerem nos cultivos e leveza de teu exemplo).
Afinal, quem no silêncio galga o espaço fluido das nuvens, sem tempo, entregue está ao domínio da memória cósmica, infinitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário