sábado, 15 de junho de 2013

A GERAÇÃO DE 45 NO SALIPI (*)


A GERAÇÃO DE 45 NO SALIPI (*)

M. Paulo Nunes


Saudade! gosto amargo de infelizes,
Delicioso pungir de acerbo espinho,
Que me estás repassando o íntimo peito
Com dor que os seios d’alma dilacera,
Mas dor que tem prazeres – Saudade!
Misterioso nume, que aviventas
Corações que estalaram, e gotejam
Não já sangue de vida, mas delgado
Soro de estanques lágrimas – Saudade!”

(Obras de Almeida Garrett, vol. 2, p. 301. Lelo e Irmão Editores – Porto-Portugal)

É com essa invocação ao sentimento da saudade, tão presente na lírica portuguesa, em Portugal e no Brasil, que Almeida Garrett abre o canto primeiro do seu poema Camões, com o qual dá início à reforma romântica naquele país irmão, em l825, acontecimento que teria imensa repercussão nos dois países, ao contribuir lá e aqui para a transformação estético-literária que iria operar-se nas duas literaturas co-irmãs.

Com este sentimento presente na alma de quem viveu intensamente o clima literário de nossa época é que inicio esta moção de agradecimento ao gesto de autêntica generosidade e simpatia dos promotores do SALIPI, ao incluir meu modesto e apagado nome entre numes tutelares, como Vinícius de Moraes e Rubem Braga, homenageados no transcurso de seu centenário de nascimento.


É de Charles du Bos a observação de que a sua vida só adquiriu sentido depois da leitura de Introdução à Metafísica, de Henry Bergson.
Quanto a mim, posso afirmar que a vida somente viria a adquirir qualquer significação depois do encontro com a minha geração, figuras com as quais passei a conviver a vida inteira, elegendo como norte de nossas vidas a preocupação e a vivência com os valores da literatura – como a nossa preocupação fundamental e razão de ser em face da vida.


Neste sentido, creio que aqui fizemos uma revolução. A única referência que até então existia, antes do aparecimento da chamada “geração de 45”, era a Academia Piauiense de Letras, fundada em 1917 por uma geração das mais brilhantes e intelectualmente produtivas do Piauí, da qual se destacaram figuras como Clodoaldo Freitas, seu primeiro presidente, Lucídio Freitas, seu idealizador, e mais, Higino Cunha, Jonathas Batista, João Pinheiro, Fenelon Castelo Branco, Edson Cunha, Celso Pinheiro, Antônio Chaves e Baurélio Mangabeira, seus fundadores, que dariam relevo àquela iniciativa. Eram, quase todos, adeptos do positivismo, em filosofia e política, e do parnasianismo, em estética literária. Sua influência iria daquele período até o aparecimento dessa nova geração, com H. Dobal, na poesia, O. G. Rego de Carvalho, na prosa, Afonso Ligório, no romance e na história, José Camillo Fº., Eustachio Portella, Vitor Gonçalves Neto, José Maria Ribeiro, José de Ribamar Oliveira, Celso Barros, já na fase do Clube dos Novos, e outros mais. A esses acrescentaríamos também, por oportuno, os nomes do pimenteirense Permínio Asfora, igualmente homenageado neste Salão e se afirmaria, literariamente, em outro meio intelectual, deixando obras significativas como Vento Nordeste e, acima de tudo, Noite Grande e Fogo Verde, inspirados na paisagem social e humana de sua terra natal, Pimenteiras, a primeira, e Valença, a segunda; o já consagrado Fontes Ibiapina, com Palha de Arroz e outros romances de temática social; e, recentemente, Oton Lustosa, com Vozes da Ribanceira, sobre a realidade social do Poti Velho, grande revelação de romancista já consagrado entre nós, além de membro ilustre de nossa Academia, a respeito de quem tenho um estudo dos mais completos que, dentro em breve, fará parte de um novo livro de minha autoria.


Ousamos, assim, contestar, em certo momento de nossa evolução literária, esse domínio da Academia, inicialmente, por intermédio de um manifesto antiacadêmico e, em seguida, por meio de uma revista ou caderno de letras – Meridiano, publicação através da qual transmitiríamos nossa mensagem renovadora e viveríamos aquele instante solar da literatura piauiense.


Não vamos mais remexer esse passado distante que hoje constitui história e saudade, um pouco da nossa vida literária, reconstituída com admirável brilho pela jovem mestra em história Vanessa Soares de Negreiros Faria, em sua tese de mestrado, a que denominou A Geração Perdida, título de meu livro de estreia, lançado em Brasília, em 1980, cujo resumo foi incluído em livro de memórias – Conversa com M. Paulo Nunes, resultante de entrevistas concedidas à escritora Áurea Queiroz, no final de 2006 e início de 2007, a que se acrescenta o resumo da tese já referida e o documento oficial da criação da Universidade Federal do Piauí, em 12 de dezembro de 1969, o qual dentre em breve será lançado, neste 11º Salão. Constitui ele assim uma tocante homenagem a essa geração, a mais inquieta em nossa história literária, porque partícipe de um movimento de afirmação nacional que sacudiria, de norte a sul, nossas seculares raízes conservadoras.  Movimento este que se afirmaria através de revistas literárias que surgiriam em todas as regiões do país, congregando jovens intelectuais portadores de uma mensagem estética nova e avassaladoramente renovadores em seus processos estéticos e em sua temática revolucionária. Assim é que, no Rio, a então capital da República, apareceriam a Revista Branca e Orfeu; em São Paulo, Clima; no Paraná, Joaquim; no Rio Grande do Sul, Quixote. Na Amazônia, Fluminaçu, no Pará; no Maranhão, A Ilha; no Piauí, Meridiano; no Ceará, Clã e José; no Rio Grande do Norte, O Bando; na Bahia, Cadernos da Bahia, e outras mais. Foi um momento, este, da maior efervescência intelectual, em nosso país, anunciando, com estardalhaço, o aparecimento de uma nova geração.


Outros acontecimentos houve, entre nós, que credito ao aparecimento dessa nova geração, como o Clube dos Novos, cuja instalação solene ocorreria no segundo semestre de 1946, no salão nobre da Escola Normal e de que fui o primeiro e único presidente. No ano seguinte ocorreria a fundação, no salão de conferências do Arquivo Público, da Secção Estadual da Associação Brasileira de Escritores (ABDE), já aí com a ampliação de participantes para acolher também os membros mais atuantes da Academia, incluindo, em seu Conselho Fiscal, figuras como Álvaro Ferreira e Arimathéa Tito e seu então presidente, o poeta Moura Rego, aclamado presidente da ABDE, tendo sido escolhido secretário-geral o orador que vos fala. Da sessão de instalação da novel entidade participou, na condição de representante da direção nacional, então sob a presidência do escritor Guilherme Figueiredo, o saudoso poeta e depois querido amigo Jorge Medauar, no início de sua carreira literatura que, naquela oportunidade, proferira uma palestra alusiva ao centenário de nascimento do excelso poeta Castro Alves, em 14 de março de 1947.


Nascida no âmbito do I Congresso Brasileiro de Escritores, realizado em São Paulo, em março de 1945, a ABDE passaria a ser reflexo do clima de otimismo resultante da reconquista das liberdades democráticas, no fim da ditadura Vargas, com a anistia e a libertação dos prisioneiros políticos, inclusive, do mais notório deles, Luís Carlos Prestes, e do esmagamento do nazi-fascismo, na Europa, com o fim da Segunda Guerra Mundial.


Mas a entidade teria um destino melancólico. Depois de um confronto de tendências políticas, deu-se a ruptura, nas eleições realizadas para a direção nacional, em 1949, ocasião em que alguns de seus membros partiram para o confronto pessoal, como o pitoresco episódio da disputa entre o romancista paraense Dalcídio Jurandir e o poeta Carlos Drummond de Andrade, em torno da posse do livro de atas da entidade, de que resultaria a saída dos não comunistas da agremiação. Mais tarde, ou seja, findo o mandato do escritor baiano Homero Pires, eleito na tumultuada sessão de 49, contra Afonso Arinos, o romancista Graciliano Ramos assume a presidência, exercendo-a até a sua morte, em 1953. Pouco tempo depois desapareceria também a ABDE.


De tudo isto ficou-nos a saudade e as obras que deixamos como testemunho e compromisso de uma das mais inquietas das gerações que o Piauí já conheceu no curso da sua história. Deus seja louvado!


Resta-me, assim, ao concluir, agradecer, e o faço profundamente emocionado, à direção da Fundação Quixote, na pessoa de seu presidente, Prof. Kássio Gomes, pela generosidade com que gratifica um dos mais modestos servidores das letras em nosso Estado. Muito obrigado.

(*) Discurso na abertura do 11º SALIPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário