terça-feira, 6 de agosto de 2013

16 antimaravilhas de Teresina


José Maria Vasconcelos

A paixão manipula a razão para enxergar só maravilhas, e não o desagradável. Quantos amores acabaram mal por esses desvios!
Faltam alguns dias para o aniversário de Teresina, 16 de agosto. A mídia já começa a divulgar a programação festiva. Aniversário da cidade, 16 de agosto, se comemora com música alegre, esportes, cultos, inaugurações e medalhas. Não é tempo para cerimonial fúnebre e negativo. Todavia a louvação exagerada pode servir para esconder, debaixo do tapete, o sujo que faltava limpar para a festa se encher de maravilhas e encantamentos. Posso até chatear os exaltados, soprando contra a luz das velas, furando o bolo de aniversário. Quero, pelo menos, levantar o tapete.
Teresina encanta - não há de que lhe esconder as maravilhas - mas sem paixões que se inclinem para certas negligências. A mídia festiva conclama a população a escolher as 16 maravilhas de Teresina. São tantas, mais que 16, que até esquecem de limpar a casa para a festa. Relacionei 16 antimaravilhas, aliás maravalhas, que a visão míope da razão não vê ou tenta esconder. Vamos lá:
1. FEIJOADA VIP: A trepidante sociedade se esbalda, quase semanalmente, em feijão-afro, carregado de toucinho, canela de porco e calabresa. Há sempre um colunista promovendo banquete do colesterol. Os romanos já desfrutavam farras homéricas, que lhes abreviavam a vida.
2. MAU CHEIRO DA RAUL LOPES: Bela avenida, corpos esculturais em caminhada, magnífica natureza e deslumbrante Ponte Estaiada. Infeliz, porém, quem se arriscar a exercício respiratório nas proximidades dos esgotos que arrotam bafo insuportável.
3. DELEGACIA DO SILÊNCIO: Muito barulho no lançamento, que não ameniza irritantes decibéis. Casas noturnas chiques varam a madruga sem medo. Do Recanto das Palmeiras, a 2 km da minha residência, ouvem-se os estalos metálicos em pleno raiar do dia.
4- CANTEIROS DAS PRAÇAS: Sem cobertura de húmus e gramíneas, as árvores das praças e parques perdem resistência, devido ao solo desgastado pela erosão, expondo suas raízes por dez ou mais metros.
5. CALÇAMENTO CORCUNDA DE JACARÉ: Uma herança do tempo da administração Wall Ferraz, que beneficiou quebradores de pedras, mas enfeiam muitas ruas.
6- RODOVIÁRIA LUCÍDIO PORTELA: Cartão postal da cidade, inaugurada há 40 anos. Escadas rolantes sem funcionar, banheiros imundos, piso esburacado. Se pertencesse a empresa privada, sofreria pesadas multas pelo descaso. Por que não a privatizar?
7. BALNEÁRIO CURVA SÃO PAULO: Construído, em 2007, nas beiradas do rio Poti, 5 milhões de reais, sem previsão das enxurradas do rio, que já engoliram bocado das simpáticas barracas, além da malandragem reinante no local.Banheiros quebrados, desolação quase total.
8.PARQUE CIDADE: Inaugurado há 20 anos, nunca recebeu um reparo, explica-se a degradação por que atravessa.
9. SERVIÇOS DE TELEFONIA: Foi mais fácil aproximar-se do Papa Francisco, no Brasil, do que ser atendido pelas telefonistas.
10. CENTRO DE CONVENÇÕES: Insaciável consumidor de verbas públicas, inacabado. Ainda aparece ex gestor pretendendo voltar ao cargo, para celebrar a posse entre cascalhos e promessas.
11. RIO PARNAÍBA EMBRIAGADO: Constataram-se produtos de cervejaria lançados nas águas e engolido pelos canos da Agespisa. Quem enfrentar o bafômetro já era.
12. DEZENAS DE GALERIAS E ESGOTOS SEM TRATAMENTO: Destino? Claro, Parnaíba, tão decantado em tempo de aniversário da capital! O Poti virou cloaca, em que se misturam fezes e órgãos ambientais.
13. METRÔ DE SUPERFÍCIE: A velhice técnica pedindo uma maca para socorrer acidentados e continuar viagem.
14. TÍTULOS DE CIDADANIA: São mais distribuídos que Bolsa Família. Uma carícia parlamentar para muitos de poucos méritos.
15. AUDIÊNCIA PÚBLICA: A moda pegou.

16. FUTEBOL CLASSE D: A cada ano desce uma letra, só falta concluir o alfabeto. Campeonato, agora, é pelada da sobrevivência. Ainda vão aos tapas por uma vaga ou disputa de presidência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário