segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CARNE ARTIFICIAL


Edmar Oliveira

Quando minha filha mais velha era pequena tentei ensinar-lhe como as galinhas eram criadas no quintal e como nos serviam de alimentação no passado. Nem contei das galinhas de granja criadas pro abate. Foi traumático, a menina ficou sem comer frango por uns tempos e eu fiquei entendendo que ela achava, antes da minha história, que galinhas nasciam nas prateleiras do supermercados. Nem me atrevi falar do milho da pipoca, que ela podia ficar com dó da espiguinha verde, fazendo um paralelo com o Visconde de Sabugosa.

Lembrei da história quando as manchetes anunciaram que cientistas tinham feito um hambúrguer a partir de células tronco de músculo de boi. As células se desenvolveram em tubos de ensaio, cresceram sem gordura alguma e a palidez foi avermelhada com corantes para representar a morte do boi que não houve. A pompa do experimento convocou uma chef gourmet para provar a iguaria artificial que custou a bagatela de setecentos reais. Não foi o preço salgado que fez a cara da chef fazer caretas, acho que o gosto que ela provou era mesmo ruim. O cientista responsável pelo experimento disse que tinha feito carne moída das células tronco, por ser mais fácil, mas que em breve seria possível fazer um bife para um churrasco.

Fiquei assustado, mas ao mesmo tempo aliviado pela idade que já carrego. Eu não quero viver num mundo em que a comida é produzida em laboratório, só precisando de uma vaquinha reprodutora de células tronco para abastecer o açougue. Já tinha ficado escandalizado quando soube que o chester é criado num cercado, porque não pode andar. A mutação genética faz a carne do peito ser muito desenvolvida e as pernas não sustentam o peso. Fazer um fígado gorduroso para obter o “foie gras” do ganso já é crime hediondo desde a antiguidade. As sementes já estão na mão da “Monsanto” e sua reprodução é controlada geneticamente.

Agora, aquele hambúrguer de laboratório foi demais. Eles fornecem umas células tronco e os açougues do futuro vendem uma carne que veio de um boi antepassado que pode ter morrido um século antes.

Minha avó quando ganhou uma geladeira serviu para ser armário da cozinha. Nunca ligou a bicha. Ela gostava de ver as frutas amadurecerem na fruteira em cima da mesa. E carne, só se boi tivesse sido matado naquele dia, que de madrugada ela já estava no mercado do Cajueiro esperando seu bife do almoço. Ela dizia que a geladeira não deixava a natureza agir e o ser vivo ficava impedido de maturar normalmente. Mas carne de ontem ela não comia, de jeito nenhum, só se fosse seca e salgada ao sol. E eu queria ver era eles fazerem carne de sol no laboratório!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário