sábado, 7 de setembro de 2013

Lançamento de Sonetos & Retalhos, de Gerson Campos


A Fundação Nogueira Tapety convida para o lançamento do livro Sonetos & Retalhos, da autoria do saudoso desportista e poeta Gerson Campos, cuja solenidade acontecerá a partir das 21 horas do dia 13 próximo, sexta-feira, no Café Oeiras.

Na ocasião será apresentado um clipe denominado “Gerson Campos, o navegante da folia” bem como será dramatizada a declamação do poema inédito “Monólogo de uma rosa” Gerson, a cargo do ator Bonifácio Lima.

Na parte musical do evento haverá uma apresentação do recém formado conjunto musical “Os Beletristas de Oeiras” que contará com a participação especial da bandolinista Petinha Amorim, integrante do famoso conjunto musical “Bandolins de Oeiras”. Em seguida será apresentado um show adrede preparado denominado “Serenata do Adeus”, inspirado na obra de Vinicius de Morais e exclusivamente concebido para esta apresentação pelo multiinstrumentista Wilker Marques, integrante da Orquestra Sinfônica de Teresina - OST (veja entrevista do Wilker Marques no http://www.fnt.org.br/artigos.php?id=1209 )

A obra póstuma que será lançada é, em muito, diferente da edição de 1979, pois passou por uma primorosa revisão. Além disso, foi ampliada tendo ainda recebido farta documentação iconográfica e contribuições, bastante relevantes, de amigos e admiradores do poeta que jamais faltaram na sua frenética existência. Sua obra reflete, justamente, o furor existencial que o animava. O Gerson cronista revela um excelente humorista, descrevendo tipos populares e episódios pitorescos.

Morreu muito novo esse oeirense talentoso, rico de verve, de riso franco no observar fatos e cousas e no interpretar a vida”, assim o descreveu A. Tito Filho. Seu falecimento, além de precoce, ocorreu de maneira trágica, causando trauma coletivo no dia 11 de fevereiro de 1973, no Estádio Municipal do Leme – que, desde então, leva seu nome – nos minutos finais de uma partida de futebol em que a Seleção de Oeiras conseguiu virar o placar contra a Seleção de Floriano, jogo válido pelo Campeonato Intermunicipal de Futebol do ano anterior.

Fonte: Portal do Sertão   

Nenhum comentário:

Postar um comentário