quinta-feira, 7 de novembro de 2013

POETAS OEIRENSES LANÇAM LIVRO NO FESTIVAL DE CULTURA


Fruto de co-edição entre Livraria Nova Aliança e Associação Cultural Rua das Portas Verdes, será lançado dia 16, o livro 12 Poetas de Oeiras, dentro da programação do Festival de Cultura de Oeiras. Trata-se de uma coletânea de poemas de 12 autores oeirenses contemporâneos. Não é uma antologia, pois não há o rigor seletivo que caracteriza esse tipo de publicação.

Os poetas que participam do livro são Anna Bárbara Sá, Dagoberto Carvalho Jr, Edilberto Vilanova, Jadson Santos, João Carvalho, Paula Nunes Alves, Pedro Igor, Rogério Freitas, Rogério Newton, Stefano Ferreira, Vivaldo Simão e Xico Carbó. Dois artistas plásticos fazem parte da coletânea: o oeirense Evandro Veras assina as ilustrações e Antonio Amaral, o projeto gráfico e a capa. A organização da obra ficou a cargo de Rogério Newton.

Embora Oeiras seja considerada terra de poetas, o livro é o primeiro do gênero entre nós. A escassa publicação de poesia pode ser sintoma de certa estagnação na vida poética da cidade, mesmo se considerar-se a existência de blogs na rede de computadores. Apesar da ocorrência de outros veículos, o livro ainda é o meio mais aceito pela tradição cultural do Ocidente.

Mas a coletânea não pretende apenas romper o silêncio e preencher uma visível lacuna poética. Por ser constituído apenas de poetas vivos em franca atividade, a obra vem também desmistificar arraigado equívoco segundo o qual “autor bom é autor morto ou com mais de 80 anos de idade”.

De um modo geral, os poetas que integram a publicação são líricos, o que é bastante sintomático, já que não temos tradição de épicos e dramáticos. Mas trata-se de um lirismo moderno, ou contemporâneo, como queiram, em que a subjetividade – muitas vezes dilacerada – exprime-se em frases sintéticas. Por isso, a concisão é uma característica presente em muitos poemas da coletânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário