sábado, 8 de fevereiro de 2014

Ambições políticas sem vocações sociais?



José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

          Neste início de ano eleitoral, a imprensa vem destacando o quiproquó dos bastidores dos partidos políticos. Um sai não sai. Isto por aquilo. Candidata-se ou não. Ela ou eu. Cômica confusão de interesses e ambições de tira e estende tapete, verborreia, ética demagógica, acomodação de parentes. Se duvidar, companheira de programa terá vez. Os que ridicularizavam, no passado, as oligarquias e coronelismo hoje se nutrem das mesmas panelinhas e mazelas.

          No dia 31 de janeiro, a convite do comando da Polícia Militar do Piauí, ministrei palestra para cerca de 150 fardados, entre oficiais, coronéis, soldados e comandantes. O tema despertou-os para a dignidade de exercer a missão de servir a sociedade: “Idealismo e Vocação”. E dignidade é coisa séria.

          Dignidade é um patrimônio moral que não tem preço, mas valor. Não vende, não se corrompe, não se troca. Portanto ideais e conquistas merecem reconhecimento e louvor.

          Ideal vem de ideia, metas e objetivos. Ideal da carreira médica, jurídica, militar, empresarial. Da conquista da casa própria, carro novo, mandato político, casamento, família constituída. Refiro-me a ideais nobres, não os das gestões corruptas, governos desastrados, políticos e profissionais oportunistas.

          Nobres ideais exigem a prática de virtudes e não convivem com ambições viciadas e imorais, dinheiro público roubado, heranças e dádivas ilícitas. Sem virtudes do espírito, pode-se ganhar o mundo, mas se perde a alma. O mundo utilitarista desdenha do exercício da espiritualidade, por isso paga caro com vicissitudes da vida. Provam-se os sobreditos com exemplos de pessoas, aparentemente felizes, entretanto viciadas e doentes. Parlamentar confessava-me: “Zé, sobrevivo com dezena de comprimidos!” Arre!

          Idealismo exige paixão, não se deixa levar pelos encantos dos pais, salário ou status social. Falta algo mais: a vocação. Idealistas são maioria. Poucos os vocacionados. A vocação é uma espécie de chamado superior, divino, a convocação para nobre missão. Espiritualistas se guiam pela sabedoria do alto. Gente simples, generosa, espírito público, às vezes, subestimada pelo pouco talento, termina arrebentando na missão para a qual foi convocada. Profeta Moisés, culto, mas gago e pusilânime, custou aceitar a tarefa para libertar seu povo da escravidão de Faraó. Rei Davi, último dos irmãos, pastor de ovelhas, ungido rei, constituiu o estado de Israel, vencendo batalhas. 12 apóstolos, vindos da barbárie social, batizados no espírito de Deus, continuaram a missão de Cristo. Papa João XXIII, origem camponesa, cultura mediana, sacudiu a Igreja instituindo o Concílio Vaticano II. Francisco de Assis, rico e boêmio, despiu-se do aparato e abalou o mundo com o franciscanismo. Papa Francisco, que apaixona todos os vértices religiosos com fácil retórica e simplicidade de vida.

          O Brasil clama por líderes do bem, vocacionados pelas causas sociais. Há idealistas pensando mais em si do que além de si. Neste momento de interesses por candidatura da esposa ou membros da família, uma mãozinha na consciência até que faz bem. Porque, “do jeito que está, pior não fica”. O ingênuo humorista tinha razão.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário