segunda-feira, 24 de março de 2014

Poderosos, mas desequilibrados


Poderosos, mas desequilibrados

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

          Pois é, Clarice, carinhosamente apelidada de “Lotita da Palmeirinha”, deixou a Rua da Palmeirinha (Desembargador Freitas), ainda adolescente, em Teresina, arribou para o Rio e São Paulo, definitivamente. Dançarina e professora de balé, Lotita pesquisa e pratica yoga. Leu a crônica, SÃO TANTAS EMOÇÕES E RAROS OS SENTIMENTOS, e corroborou-a com valioso comentário: “Neste momento, escrevo sobre meu trabalho de Yoga, que ajuda pessoas a dirigirem seu corpo e mente. São trabalhos realizados de forma holística (inteira) de alongamento, respiração, realinhamento ósseo, toque, massagem e relaxamento. Penso que a maior chaga do mundo contemporâneo é o stress. Filas, trânsito, noticiário escandaloso, desastres ambientais e doenças. A medicina acredita que os medicamentos são o máximo, há remédios para tudo, mas falta a liga, o intermédio, que é a reflexão, uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica que conquistou um lugar de destaque no campo da medicina complementar. Os pés representam um microcosmo das partes do corpo, em diferentes áreas do organismo e também se manifestam na íris do olho, nas orelhas e nas mãos. O Yoga exige uma postura em que ficamos de cabeça para baixo, o pouso. É exatamente o oposto de ficar de pé com simetria e elegância, quando se consegue praticar e ampliar a respiração. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo, potencial de "cura". Precisamos somente de um par de mãos sensíveis, vigorosas, de desejo de aliviar a dor e o sofrimento, compaixão, intuição e compreensão da natureza humana. A pressão em alguns pontos dos pés, cabeça, mãos e algumas articulações dão aos incomodados (impacientes) um relaxamento impressionante.

          Nosso corpo é uma máquina magnifica! Precisamos nos dedicar a livrá-lo da fadiga generalizada. Esse trabalho de regulagem nos leva a sermos mais inteiros e felizes!”

          Atividade física, alimentação equilibrada, avaliações médicas têm pouca valia sem os exercícios da mente sadia e do bem. Problemas da coluna ou bico de papagaio são diagnosticados como reflexos da postura no sentar-se ou trabalhar. O paciente é submetido a pilhas de medicamentos, às vezes, pelo resto da vida, associada a efeitos colaterais. E tome mais pílulas contra malditas reações. Enquanto a causa do mal pode estar incrustada nas profundezas cancerígenas do espírito prepotente, soberbo, tirano, corrupto, invejoso, perseguidor, desonesto, infeliz no lar, prostituto, consciência em conflito. O soneto, Mal Secreto, de Raimundo Correia, retrata a paradoxal imagem daqueles que parecem felizes: “Se se pudesse o espírito que chora/ Ver através da máscara da face/Quanta gente que inveja agora/ Então piedade nos causasse/Quanta gente que ri, talvez, consigo/ Guarda um atroz, recôndito inimigo/ Como invisível chaga cancerosa/ ...Em parecer aos outros venturosa”.

            Desequilíbrio emocional e condutas de espírito imundo, especialmente de poderosos, provocam má digestão, insônia, estresse e câncer. Espírito sadio, corpo sadio. Um simples ato de generosidade corroborando o texto de uma crônica faz um bem danado ao espírito e ao corpo. Agora, entendi por que Lotita é feliz.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário