sexta-feira, 9 de maio de 2014

A esquerda também usa black-tie


A esquerda também usa black-tie

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

          Sabe o que é black-tie? Já ouviu falar no filme “Eles não usam black-tie”, do ator Gianfrancesco Guarnieri, 1981? Sem pomposos cenários nem figurinos luxuosos nem terno longo e gravata preta nem presença de ricos. Só moradores de morro, operários com bordões decorados na ponta da língua marxista, de desmonte da autoridade. Era assim o Cinema Novo, terceiro-mundista, revolucionário, devotado à ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Albânia, Cuba, ex-China comunista e Coreia do Norte.
          Você conhece lideranças políticas atuais, cujo passado de estudantes universitários, professores, sindicalistas e intelectuais pedalavam bicicleta, pegavam ônibus, ganhavam merrecas, montavam barricadas e “aparelhos”, empunhavam microfone... e como sabiam falar! Frente a escolas e faculdades, atiravam surrados bordões: “pelegos da ditadura, elite atrasada, burguesia podre, empresários, latifundiários, capitalistas, oligarquias”.  Gloriosos tempos, a estrela vermelha apontava para uma sociedade mais justa e costumes renovados na política brasileira. Ótimo, bravo! Nada mais idealista do que um partido voltado para os interesses coletivos e à moralidade. Os tempos são outros e decepcionantes. A utopia se foi, tragada pela gula do poder financeiro e político, a qualquer custo de uma vaga no inferno.
            Antes, irreconhecíveis, calça e tênis surrados, cabelos e barba desalinhados, pregação utópica, assaltos a banco e sequestro de diplomatas, a fim de arrecadar dinheiro (olhe só!) para nobre “projeto” de país justo. Até agachados a líderes religiosos. Chegaram ao poder, mas logo correram atrás do black-tie das verbas e obras inacabadas. Cada qual se arranjando como pode, agora comendo do mesmo veneno que condenavam nos palanques e nos discursos inflamados. Lula, em 1996, no Altas Horas da TV Globo, vociferava contra o governo do presidente Fernando Henrique: “Se está com medo da CPI, é porque tem o rabo preso!” Hoje, têm o rabo preso ao conforto do black-tie. Temem a varredura das CPIs, com empulhação e tapinhas que não doem nas costas de parlamentares e senadores.
          Eles não usavam black-tie; hoje, condenados e presos por escândalos financeiros, exigem até o fraque nos presídios. Do passado de lutas e ideais sublimes, só restam os mesmos bordões surrados. Quebrados não se encontram mais; quebrando está o Brasil. Eles se fazem de vítimas da imprensa e das elites, todavia apunhalam as riquezas nacionais. Desfrutando generosos contracheques, tratam a classe média e os empreendedores com deboche, semelhante ao descrito por um petista roxo (digo, vermelho), professor universitário, classe média, vida confortável, em artigo de jornal: “Vivem, sobretudo, com a espoliação capitalista, mais gulosa que em qualquer tempo, contra a qual se há que se levantar”. Uma agressividade patriótica, mas risível pela paradoxal aptidão por guarda-roupas de luxo. Bem que Geanfrancesco Guarnieri, lá do fundo de seu descanso eterno, suplicasse a esta fracassada geração de sublimes ideais, que o estilo black-tie já caiu de moda. Que eles, antigamente despojados e puros, se vistam da simplicidade e da decência. Franciscanamente.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário