sábado, 31 de maio de 2014

A Princesinha do Mar e o trágico quotidiano brasileiro



Cunha e Silva Filho

Copacabana, o mais  conhecido bairro  carioca e um dos mais famosos do mundo por tantos   motivos,  beleza, praias,  lindas mulheres,   sol de verão, gente de todo o  mundo,  esconde, entretanto,  uma  face assombrosa: a violência, que se encontra agora, sobretudo nos morros e também no asfalto. Entretanto,  convém, para elucidação dos fatos,   saber que tipo de violência  existe e em que circunstâncias  ela se mostra,  agora,  atuante.

Sabe-se que, onde há favelas, há tráfico de drogas e somente isso  já é fator determinante  de  violência. Na favela Pavão-Pavãozinho,  um dos morros de Copacabana, existe uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) que tem sua razão de ser: a proteção  da comunidade que ali  vive. Ocorre que um incidente levou  os moradores  à indignação   pela morte de um  dançarino, o Douglas, que naquela favela já morou e, depois,  mudou-se  de lá  para viver  em outro lugar. O dançarino,  um jovem,  alegre,   pessoa querida de muita gente,  de vez em quando,  ia ao Pavão- Pavãozinho a fim de visitar um filho pequeno que mora com a sua  ex-mulher.

Douglas DG,  fazia parte dos dançarinos  de um programa da Rede Globo  apresentado pela conhecida  atriz  Regina Cazé. Participou também  de um  filme-documentário sobre  violência em morro do Rio de Janeiro onde, como personagem,  termina sendo assassinado    pela polícia, se não me engano.A ficção  virou  realidade  no seu caso.

 Um  homem, um  morador de rua, em Copacabana,  no mesmo  dia em que o dançarino foi morto,   foi vítima de bala perdida não se sabe se da polícia ou dos traficantes.

O trágico  incidente    foi um confronto  entre  blitz da polícia militar e traficantes  do  mencionado  morro. Tudo indica que Douglas, para fugir do tiroteio,  pulara um muro, mas mesmo assim  foi  assassinado, alguns dizem  por engano por ser confundido com um  bandido, outros, falam que foi  assassinado  por policiais.

A mãe de Douglas  abriu a boca e denunciou, diante de câmeras de televisão, que  os culpados  foram  policiais. Mãe corajosa,  articulada,   que, agora,   desconsolada, com a brutal  morte do filho querido, está decidida a lutar para que  os responsáveis pelo crime sejam  exemplarmente  punidos.

É mais um  lamentável  caso  da violência  crescente  no  Brasil, sobretudo no  Rio e São Paulo, mas que se alastra com seus tentáculos  sanguinários pelo país todo. Já fiz vários artigos  tratando do mais grave problema  brasileiro  contemporâneo, que é a falta  de  segurança  para proteção do cidadão brasileiro em todas as faixas etárias.

Ninguém pode  desconhecer que as UPPs  têm sido  úteis  às populações  que  moram em comunidades  carentes. Contudo,  há um lado  podre  da  polícia  que, atuando nas UPPs,  segundo  a imprensa  tem divulgado continuamente,  comete  abusos  de autoridade e provoca   mal-estar  em razão do comportamento de policiais despreparados  para atuarem  no contexto social   das favelas  cariocas. Conversando  com  pessoas  que  já moraram em  favelas, grande parte   delas não confiam  na polícia.Veem   essa instituição  como  inimiga  e mesmo, em alguns casos,   cúmplice  de  grupos  de milicianos que mandam e desmandam  em  comunidades  cariocas.

O governo  estadual  se revela,  pois,  incompetente  para  solucionar   essas mazelas  embutidas na violência. Enquanto isso,  o crime, os assaltos de todas as espécies cometidos por menores e adultos campeiam aterrorizando a sociedade carioca que, assim, se vê acuada,   órfã   de ações efetivas  do poder de segurança  pública. Os limites  suportáveis já  foram  ultrapassados e a cidade do Rio de Janeiro está cercada de  favelas onde  grassam a desordem,  a violência e o tráfico de drogas, assim como a ausência de um  poder   público que  não sabe enfrentar  com  vigor e  inteligência  uma cidade  partida em  três  grupos  de gente: a das pessoas de bem, os traficantes  e a polícia  despreparada e, muitas vezes,  conivente com  a criminalidade.

A maior parte do noticiário  jornalístico, no rádio,  na televisão diz respeito  a esse quotidiano em que  a criminalidade  galopante  parece  já estar naturalizada, como que  fazendo  parte  da culturado povo brasileiro. Quando  um  país chega  a este estágio de barbárie,  de  impotência  dos governantes  para  diminuir  a nocividade  do crime de todos os tipos e níveis  de perversidade contra o cidadão brasileiro,  é  porque  é   um país  que dá provas   irrefutáveis  de  sua   completa   indiferença pela proteção  da sociedade. É tempo de mudarmos, de sairmos  dessa encruzilhada  de  maldades sociais,  de desgoverno,  de desídia  em administrar os estados que  formam a Nação.

As estatísticas estão aí para mostrarem  o número  de mortes  pela mão  nefanda do crime  organizado  ou não. Como querem os governante  se elegerem à Presidência,   a governadores, diante  da  situação  caótica  da sociedade  amedrontada diuturnamente com  criminosos  à espreita  de  ceifarem vidas  de inocentes? Com que cara irão enfrentar  os comícios e os programas  de televisão quando começarem os debates  dos candidatos,   sobretudo para  candidatos que aspiram  a reeleições? Terão  a cara de pau os que estão no poder e  desejam  nele continuar?  Será muito constrangedor  a um candidato tentar  justificar-se  diante  dos  crimes hediondos cometidos no país  e com  muitos dos seus  algozes  ainda  em liberdade e menores  bandidos e sanguinários  que matam  indefesos mesmo que  estes  não tenham   esboçado  nenhum reação  contra eles. Estão matando,  a sangue frio,  pessoas   de bem, trabalhadores,  profissionais,  homens ainda  com muito  tempo   de vida  útil  e  produtiva em todos os  campos de atividade.

O escandaloso  número de  pessoas  vítimas de criminoso  impiedosos equivale  a um país em guerra civil.  Este é o retrato  de um país  que está sediando  a Copa Mundial  de Futebol e, depois, as Olimpíadas.

Acordem,  políticos  e governantes,  porque a hora   do debate e de enfrentar  os votos  caminha  a passos largos.

Ou atacaremos  os problemas  nacionais  mais críticos, como a violência, a saúde, a educação pública  fundamental e média e os transportes, ou  estaremos   fadados  à perda  da governança patriótica,  séria e competente. Ou  tornamos  rigorosas as  penas contra  criminosos  hediondos, muito frequentes  no país,  ou  a Nação perderá  o controle de governabilidade. Ou  modificaremos  de imediato  a penalidade  para menores   do crime, ou  seremos  responsabilizados  pelos  crimes de omissão no exercício do poder  público.

Ou criaremos vergonha na cara – e aqui me refiro à classe  política em todos os níveis - ,  ou  perderemos a oportunidade  de sermos  uma  pátria  digna do aplauso e da admiração  das nações  do mundo  que conseguiram  entrar efetivamente  na maioridade  de uma democracia  verdadeira, na qual  a sociedade  seja   a parte essencial  e determinante na mudança  de escolhas  de governantes que tenham  como  objetivo  mais alto  o bem-estar do seu povo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário