terça-feira, 22 de julho de 2014

AMARANTE - Futebol dos vovôs


Jogo de confraternização
FIM DE VIDA x PÉ NA COVA
Segundo ano de competição
Futebol Society

IDEALIZADOR: Orlando Soares Ribeiro (Orlando Curtidor), amarantino nato, funcionário público estadual (PI); participou ativamente do futebol de Amarante desde sua infância. Trata-se de um saudosista que buscou com essa idéia reunir amigos atletas contemporâneos.

ORGANIZADORES:
 Antonio Soares Ribeiro, amarantino nato, Major da Aeronáutica, Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho, residente em Brasília (DF), ex – jogador de futebol. Atuou em times e seleção de Amarante.
Luís Alberto dos Santos Soares, popular Bebeto Soares, natural de Amarante, funcionário público municipal (Amarante), ex-repórter de jornal escrito do Piauí e de outros Estados; empresário gerente da extinta Banda OS GENIAIS; autor do livro AMARANTE, PERSONALIDADES E FATOS MARCANTES.

LOCAL: Campo da Associação dos Amigos do Esporte e Lazer – AAMEL. – Bairro Limoeiro, próximo ao Centro da cidade.
DATA: 26 de julho de 2014 (neste sábado).
HORÁRIO: 16h (quatro da tarde)

HOMENAGENS AOS AMARANTINOS NATOS:

1   José Maria da Costa (Papagaio), mais conhecido em nosso meio por Paguila. Atuou por longos anos no Flamengo de Teresina e na Seleção Amarantina.
2   Gonçalo Amarantino da Silva (Pelé Branco), Professor Mestre da Rede Estadual de Ensino do Estado do Maranhão. Iniciou sua brilhante carreira no Bangu Futebol Clube de (Amarante), seguindo sua trajetória no Botafogo Futebol Clube (Amarante), Corissabá (Floriano) e em outros times; e nas seleções de Amarante, Marabá (Pará) e Imperatriz (Maranhão). Foi convidado para jogar no Botafogo do Rio de Janeiro.
3   Moisés Alves de Sousa, amarantino nato, fez história no futebol como goleiro e treinador. Começou sua trajetória futebolística em Amarante. Foi goleiro por um bom tempo do Fluminense de Teresina (extinto); auxiliar técnico do juvenil do Botafogo do Rio de Janeiro; técnico da Seleção de Amarante por duas temporadas e treinou a Seleção de São Francisco do Maranhão. Criou e dirigiu o Botafogo desta cidade (extinto). Sem sombra de dúvida, Moisés deu um impulso no futebol de Amarante e São Francisco do Maranhão. Vale ressaltar que o histórico amarantino é filho do casal João Alves de Sousa (João Amâncio) e Raimunda Maria da Conceição (falecidos).
4   Walker Rodrigues Prado, um dos maiores nomes de Amarante. Filho do conceituado casal Raimundo Prado (falecido) e Alvane Prado. Este amarantino ilustre brilha muito no Piauí com seus relevantes serviços de médico-cirurgião e militar. Coronel da Polícia Militar do Piauí (aposentado). Presta expressivos trabalhos no Hospital da Polícia Militar do Estado. Foi candidato a deputado estadual e federal e a prefeito de Amarante. Dr. Walker como é muito reverenciado, é portador de uma inteligência significativa. Gosta de atender com muito prazer todo povo de Amarante. Cel. Walker é um apaixonado por futebol – jogou muita bola na Seleção de Amarante. Tem um campo particular onde promove jogos com times amadores (Teresina). Casado com Vera Lúcia Gomes Prado, também, muito famosa. Doutora em odontologia, professora da Universidade Federal do Piauí. Pais de três talentosos filhos maiores de idade.
5  O amarantino Ismael de Araújo Costa esbanjou categoria no futebol como zagueiro. Jogou muita bola em times do Piauí e seleção amarantina. Dois anos defendendo o time profissional do Auto Esporte de Teresina (PI). Campeão da Copa Arizona (1978) – Teresina. Que o diga o ex - meio campista amantino Gonçalinho, O Porco, seu velho companheiro no futebol de Amarante, Ismael tinha boa impulsão, habilidade, uma muralha aos adversários. O velho amigo Ismael atualmente exercendo a profissão de armador de construção civil. Casou-se com sua conterrânea Maria de Jesus de Sousa e Silva. Do matrimônio, os filhos, Givanildes, Gilvânia, Girlene, Ismaildo Isaac e Isaias, todos amarantinos.
   
OBS:
O pontapé inicial do jogo dos times acima citados será realizado por: Raimundo Nonato Ferreira, o popular Mestre Mundu, natural de Amarante, residente nesta cidade. Ele foi destaque como goleiro no Amarantino Futebol Clube.

ANIMAÇÃO:
Participação da Banda Nova Euterpe (Amarante)

Texto enviado por Luís Alberto dos Santos Soares, popular Bebeto Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário