terça-feira, 15 de julho de 2014

NOMES ENGRAÇADOS


NOMES ENGRAÇADOS

Anchieta Mendes


Os amados leitores e leitoras, certamente, conheceram ou conhecem pessoas com nomes engraçados, grotescos ou gaiatos. Isto porque há muita gente doida, gozadora, irreverente ou mal-educada.

Em nossas andanças pelo interior cuidamos de observar fatos interessantes que nos levaram a meditar, quando não a analisá-los sob o ponto de vista legal, cultural ou sociológico.

Assim é que, em Piracuruca, centenária cidade piauiense, deparamo-nos com fatos engraçados e até solertes. Vamos a alguns deles.

Já naquele tempo um cearense tornou-se manchete nacional por ter registrado um filho com o nome de Flávio Cavalcante Rei da Televisão brasileira, fato que mereceu a atenção de autoridades judiciárias que se interessaram para que disparate como esse não saísse dos Cartórios do Registro Público.

José de Arimateia Tito Filho foi um dos mais cultos e ilustres Mestres do Piauí. Exerceu muitos cargos no Ensino teresinense, escreveu grandes livros, foi Presidente da Academia Piauiense de Letras e era um consagrado orador.

Andando em campanha política pelo interior, Arimateia proferiu belíssimo discurso na Praça Irmãos Dantas, em Piracuruca. Dominava as massas, atraia, provocava delírio dos ouvintes. Conseguiu tal admiração naquela cidade que a conhecida Leontina Artista da Bahia  registrou o seu rebento como José de Arimateia Tito Filho, em homenagem ao grande Professor.

O filho de Dona Leontina não seguiu as pegadas do seu homônimo, como Professor, mas enveredou na carreira militar, verificando praça e servindo na Polícia do Piauí, naturalmente muito honrado com a farda e o nome.

Mas, ainda em Piracuruca, de gloriosas tradições, viveu um caboclo que se tornou famoso com o nome que deu aos seus filhos: Vamos ver!

- Wilson Amândio Pereira
- Agostinho Roscalino Inspetor de Fevereiro.
- Josefa Maturi de Pluma.
- João Duques Camarosalmão.
- Maria Inocência Parizada.
- Gastão Garantido.
- Feliciano Verbos,
- Joana Presbítera da Igreja,
- Pedro da Cadeira de Roma.

Além de Leontina Artista da Bahia, constava do rol de ilustres eleitores da Zona Eleitoral o Sr. Petrônio Árbitro da Elegância de Mariana, simpático e diligente cidadão.

Agora é a vez de perguntar-se: O que levou os nossos amigos de Piracuruca a tal empreitada, a tomar tais decisões?  Terá sido por mera gozação, deboche, filosofia de vida, maluquice ou retaliação a alguém?


Não sabemos. Nem é preciso!. Passou para a história! De qualquer forma, mesmo contrariando a lei, que não permite nome esdrúxulo no registro civil de nascimento, os nomes engraçados que têm surgido em todo o Brasil, de tão sugestivos, passaram ao folclore e à psicologia desta gente boa, simples e matreira que é a brasileira.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário