sábado, 29 de novembro de 2014

Educação para a espiritualidade sadia



Educação para a espiritualidade sadia

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

          Basta clicar canais de televisão. Logo, aparecem famosos cozinheiros ensinando culinária mágica da boa e prazerosa saúde. Ganham generoso salário e fama de invejar engenheiros e advogados. Recebem classificações chiques, como “alto estilo”, chefs, gourmets, teens, estes para estimular jovens a vencer a obesidade.

Mudo de canal. A disputa para ganhar menos peso. Cada programa, uma receita mágica para corpos sarados ao custo de “alimentos sustentáveis”, chás verdes, peitos de frango ao azeite extra virgem. Logo mais, caminhadas estafantes, malhação pesada, personal treiner. A ânsia da imortalização do corpo, e tome bananas para a imortalidade do espírito.

A modernidade precisa desfrutar outras fontes de vida saudável associada ao espírito sadio. Médicos de formação espiritualista recomendam atitudes físicas voltadas para a saúde do espírito. Atualmente, os estudos avançam, auxiliados pelas experiências da física quântica. Mas, cuidado, exercitar o espírito não pode se resumir somente em técnicas de mentalização.

O psiquiatra Hélio Penna Guimarães, em seu livro O IMPACTO DA ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE FÍSICA, recomenda “buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendam o tangível (corpo), à procura de um sentido de conexão com algo maior (espiritual) que si próprio”.

A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa. Para as confissões religiosas, a espiritualidade traduz o modo de viver característico de um crente que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental. Cada doutrina religiosa comporta uma dimensão específica dentro da classificação geral. As religiões, em geral, colocam como virtude básica, amor, generosidade, dedicação ao próximo, espírito de comunidade, perdão, enfim, a prática dos dez mandamentos.

Um simples abalo de consciência provocado por ódio, vingança, inveja, deslealdade, corrupção e infidelidade conjugal pode desencadear patologias mais diversas. Não há terapia, remédios e exercícios físicos que curem. Em crônica anterior, tratei do assunto em CINISMO E FALTA DE ÉTICA ATRAEM DESGRAÇAS. A matéria espalhou-se Brasil afora. Bandidos instalados no Poder pagam caro, inclusive com a fatalidade, que se estende por gerações.

A espiritualidade tem sido bastante estudada nas relações com a saúde humana. A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem aprofundando as investigações sobre a espiritualidade como conceito multidimensional de saúde, bem-estar espiritual, bem-estar corporal.

A espiritualidade não depende de preces, quase sempre decoradas e repetitivas. Espiritualidade combina com estado de espírito e os fluxos do Espírito divino, exercitando constantemente o bem e combatendo o mal. A eterna guerra entre o bem e o mal. Não há dinheiro que compre a consciência de alguém que vive em aliança com o Altíssimo.


Em momento tão delicado por que atravessa o Brasil, assiste-se à carência de pessoas de bem com a espiritualidade. A malandragem banqueteia-se com dinheiro público e receitas culinárias do mal. É preciso, urgentemente, substituir os chefs, gourmets, altos estilos e teens, por uma nação mais sadia e espiritualizada.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário