sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A pedra dos maus exemplos


A pedra dos maus exemplos

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

            “No meio do caminho tinha uma pedra ... Nunca me esquecerei ...na vida das minhas retinas ...tinha uma pedra”. Mais que uma pedra, um enorme e roliço moinho de pedra, de uns cem quilos.

Cafarnaum, cidade à beira do Mar (Lago) da Galileia, hoje um sítio arqueológico. Restos de construções milenares, inclusive a sinagoga onde pregou Jesus. O Mestre e os apóstolos residiam em Cafarnaum. Sermões, milagres e expulsão de espíritos malignos atraíam curiosos. Pela Via Maris passavam comerciantes e produtos do Oriente na direção do porto e do Egito. A missão de Jesus abrangia gente de toda parte e credos. Cafarnaum alfandegária, consumista, guarnecida por tropas romanas, prostituída, escandalosa, mercantilista. Jesus predisse a destruição de Cafarnaum, Betsaida e Corazim, centros de imoralidades. Cumpriu-se a profecia.

Sentei-me no moinho de pedra, pus-me a contemplar o mar de água doce refletindo-me passagens bíblicas. Moinhos serviam para esmagar azeitonas e extrair-lhes azeite. Jesus abraçando uma criança, diante do moinho arredondado de pedra, o Lago, multidão de gente a ouvir-lhe terrível e ameaçador sermão: “É possível que haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm. Melhor atassem um moinho ao pescoço de um desses pequeninos e o lançassem ao mar. Tomai cuidado vós mesmos” (Lucas, 17).

Apesar dos esforços para se preservar a inocência e o pudor, crianças e adolescentes tornam-se reféns de escândalos e maus exemplos. Redes sociais, revistas pornográficas, familiares sem princípios éticos, músicas e rebolados que exaltam sexo, prostituição; artistas flagrados ou mortos por overdose. A modernidade rola uma pedra de moinho que mói inocências, usurpam-lhes a mais sagrada virtude: a pureza angélica do espírito.

Um site americano pesquisou 2.400 pais sobre quais celebridades mais serviam de mau exemplo às crianças. Para surpresa, os mais colocados: cantor Justin Biebar e Miley Cyrus (da Disney) ídolos do público infanto-juvenil, por provocarem presepadas, infidelidades, arrogância, até falta de talento. No Brasil, pesquisa similar incluiria barbaridades de forrozeiros medíocres, assassinos da língua, puteiros, prostitutas seminuas, refrãos desqualificados. Além de governantes, empreiteiros e políticos envolvidos até o gogó nos escândalos e maracutaias. Ainda participam de cerimônias religiosas e juram fidelidade à pátria. Cafarnaum, Betsaida e Corazim perdem feio. Pelo menos, ali se converteram pescadores em apóstolos da bênção; comandante romano em fiel a Cristo, a prostituta de não sei quantos espíritos malignos em zelosa obreira.

Em vez de jogarem pedra nos defensores da decência, é hora de sentar-se nos moinhos roliços e auscultar o discurso brabo do Mestre. Senão, quem merece ir pro fundo dos infernos são os cúmplices dos maus exemplos. Pedras no meio do caminho causam tropeços aos corações nobres e inocentes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário