quinta-feira, 12 de março de 2015

CIDADÃ AMARANTINA DEIXA MARCANTE HISTÓRIA

Bizinha em solenidade da Academia de Letras do Médio Parnaíba

CIDADÃ AMARANTINA DEIXA MARCANTE HISTÓRIA

Luís Alberto Soares (Bebeto)

     EMÍLIA DA PAIXÃO COSTA, a popular BIZINHA, nasceu em 22-05-1929, cidade de Regeneração (PI) e há mais de 60 anos residia em Amarante onde recebeu o título de cidadã amarantina. Faleceu em 10-03-2015 (Teresina). Sepultada no Cemitério de São Gonçalo (Amarante). Era tetraneta materno de Jozé da Costa Veloso que foi detentor da Carta de Data e Sesmaria das terras da então Vila de São Gonçalo de Amarante e Freguesia do Porto. Escritora, poeta e historiadora de primeira categoria; acadêmica da Academia de Letras do Médio Parnaíba. Portadora de um riquíssimo acervo cultural. Gostava de estender a mão amiga.  

     Solidária, generosa e sempre presente nos grandes acontecimentos que envolvem Amarante. Convidada especial para palestras, seminários e outros encontros cultuais e educacionais. Era uma apaixonada pela história popular e intelectual do povo amarantino. Escritora renomada no Piauí e estava prestes a lançar seu novo livro; vereadora e prefeita de Amarante (1977 a 1983). Bateu recorde em trabalho. Criou a Banda Nova Euterpe Amarantina, Os Geniais (Carlos Gomes) e Os Naturais; instituiu os símbolos municipais de Amarante e da Ordem do Mérito da Saudade; construiu o Jardim Velho Monge, o Largo da Saudade e várias ruas, avenidas e postos de Saúde.

      Vale esclarecer que a memorável Bizinha tinha uma missão na terra: frequentar a todos os velórios ao seu alcance. Não se sabe ao certo: uns, atribuem promessa, outros, cumprimento de humanidade e dos mandamentos de Deus. Ela ficava muito sentida por não saber de gente falecida, não importava a distância do velório. Bizinha era prestativa nos momentos ruins de nossos semelhantes, especialmente na solidariedade com as famílias de enfermos e mortos. Ela não dava importância para quem lhe chama de Papa Defunto, “Veloreira” e “Difunteira”. O que se sabe também é que a inesquecível Bizinha era uma mulher corajosa. Recentemente, na sua residência (Amarante), ela matou várias cobras (Jararaca do rabo de osso), com seu próprio bastão.

Amarante (PI), 12-03-2015  

Um comentário:

  1. Bizinha, figura notável da vida social, política e intelectual de Amarante. Amarantina de coração, de paixão, por escolha e destino.
    Conhecia tudo sobre o passado da cidade de Da Costa e Silva.Era a uma cronista da oralidade, pois estava atenta a tudo ao seu redor. Participava realmente da vida social e cultural amarantina
    Tive o grande prazer de conhecê-la quando fui fazer uma palestra na no Auditório da Câmara Municipal sobre Da Costa e Silva em 2009.
    Conversamos muito sobre Amarante, sobre o meu pai, Cunha e silva, de quem ela era admirador.Ela mesma me relatou aspectos da biografia de meu pai, que ela presenciara, por exemplo, quando ele, exaltado pela notícia de que a democracia havia vencido o nazifascismo com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
    Por tudo isso, foi marcante o nosso encontro em Amarante no citado Auditório.
    Bizinha merece encômios pelo que fez pelo bem de Amarante.
    Seu falecimento deixa um vazio em Amarante.
    Cunha e Silva Filho

    ResponderExcluir