sábado, 18 de abril de 2015

João Cláudio Moreno em espírito

Fonte da foto: Jornal Luzilândia

João Cláudio Moreno em espírito

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

         Todo mundo consagra e aplaude a genialidade do maior humorista piauiense João Cláudio Moreno. Nem precisa destacar o talento para cantar, imitar personagens, arrebatar multidões, dentro e fora do Estado. Que já fez o Brasil gargalhar na Escolinha do Professor Raimundo e vencer concurso de piadas no Faustão, ambos da TV Globo. Que viaja pelo país, realizando shows de humor, especialmente no Nordeste. Em canal de televisão de Teresina, comanda espécie de realy show, o João Cláudio Em Casa. Entre as sacadas de humor, porém, o artista reluz uma aura de espiritualidade e saques de lição de vida, às vezes personificando paramentado sacerdote.

Em plena Avenida Raul Lopes, meio a multidão de foliões do corso, João Cláudio apareceu vestido de papa com o báculo e a tiara. “Eu gostaria de ser padre, mas o bispo não me aceita”- confessa risonho. No famoso Teatro Municipal José de Alencar, em Fortaleza, o humorista provocou, antes das tacadas de riso, profundo silêncio na plateia, com um choque celestial para alegrar os espíritos: “Só têm dois caminhos: o humor e a oração. Uma hora, a morte vai chegar. A verdade é que não estamos preparados para isso. Eu não quero saber quanto é breve a vida e quanto dura a eternidade. O certo é fazer uma sincronia entre o que faço e no que penso e acredito, em comunhão com o que quero dar ao semelhante. Vai chegar a hora em que Jesus vai dizer: “Estava com fome, nu, sedento, preso...e me deste de comer, me vestiste, me visitaste”. Vai até dizer: “Eu estava triste, e tu me fizeste rir”. A poesia existe em mim e a trago do meu Piauí”. A plateia bateu calorosas palmas, e o espetáculo de humor começou. Poucos comunicadores de massa exercem a consciência de testemunhar o bem. Só futilidades e escândalos, como certas bandas de medíocres forrozeiros.

         João Cláudio, nesta semana, mandou-me e-mail, comunicando a compra de meu livro ESCORREGÕES NO PORTUGUÊS. Na resposta, aproveitei para louvá-lo, pelos espetáculos que sempre exalam uma aura de espiritualidade sem ranço chato de religiosidade. E concluí: “Isto faz um bem danado ao mundo inebriado de valores voláteis e transitórios. Nossa passagem pelo planeta é breve. Praticamente, só nos tornamos produtivos a partir dos 30 anos, sem acrescentar 30%, ou mais, dormindo. Os néscios entregam-se, avidamente, ao consumismo e prazeres, sem atender a construção do espírito: morrem e não levam nem a cueca ou calcinha”. Resposta imediata do João Cláudio: “Professor, concordo com o senhor. A vida é curta para mesquinharias. O que é nosso ninguém nos tira. E se tiraram não era nosso. E vamos fazer nossa parte. O resto não é problema nosso. Eu me sinto animado porque num mundo que perdeu a Fé e em que a única referência passou a ser o dinheiro, ainda encontro gente como você e tantos outros. Tudo o que  você escreve me alimenta. E suas palavras de incentivo me salvam de todo desânimo. Vou atrás do seu livro. Minhas limitações infinitas sobressaem no uso do idioma cheio de armadilhas”.

         Descortina-se o espetáculo, a plateia ri e gargalha, sem perceber que algo mais atinge a profundidade da alma pelo carisma de João Cláudio Moreno. Palmas!     

Um comentário:

  1. Professor José Maria, prabéns pelo texto sobre o nosso artista maior, João claúdio Moreno.
    O João é atualmente o maior divulgador de nossa terra.
    Contrriando o preceito 'não se faz profeta em sua terra'João é um profeta em sua terra.
    Faz o que Tolstoy preconizou "se queres ser universal difulga a tua aldeia" O Moreno divulga muito o nosso Piauí, como ele só O Médico e Ex-senador Mão Santa, enquanto foi senador da república e a nossa Sarah Menezes.
    No dizer de Exupéry "És responsável por tudo aquilo que cativares" ele se torna responsável pela alegria, para
    melhorar a auto-estima do nosso povo sofrido e decepcionado com nossos dirigentes( de quem esperamos muito e nada recebemos)
    abraço José Itamar(cardiologista)

    ResponderExcluir