terça-feira, 21 de abril de 2015

PADRE LOTÁRIO WEBER – UM ALEMÃO NA HISTÓRIA DO PIAUÍ


PADRE LOTÁRIO WEBER – UM ALEMÃO NA HISTÓRIA DO PIAUÍ

Vicente Araújo Silva (Potência)

Ontem, dia 20 de abril de 2015, marcou na história eclesiástica do Piaui, o fim da passagem em vida de um padre que se notabilizou nos rincões piauienses pela sua marcante atuação na evangelização e propagação da fé cristã na região norte do nosso Estado a partir da Paróquia de Pedro II , onde, criou as Paróquias de São José Operário e a da cidade  Lagoa de São Francisco.

A sua trajetória em plagas piauienses estão registradas em uma rápida biografia publicada por ocasião do seu aniversário de 90 anos, quando, a sua saúde já apresentava avançado estado de precariedade decorrido de um desastre automobilístico.Ei-la a seguir :

MONSENHOR LOTÁRIO WEBER

Pe. Lotario Weber nasceu no dia 03 de março de 1924, em Langenberg – Alemanha. Em sua terra natal iniciou os primeiros estudos. No mês de março de 1950, entrou no Seminário Maior em Bonn, na Alemanha. Fez o doutorado em Filosofia e foi ordenado padre no dia 24 de fevereiro de 1955. Inicialmente trabalhou em paróquias na sua Diocese de origem. Durante o Concílio Vaticano II, o então bispo de Parnaíba, Dom Paulo Hipólito de Sousa Libório, fez contatos com os bispos da Alemanha apresentando a necessidade de ter um clero mais numeroso.

Pe. Lotário Weber queria ir a uma terra de missão na África quando Dom Franz Hengsbach, bispo de Essen, o convidou para ir ao Brasil. Assim, Pe. Lotário Weber chegou a nossa Diocese de Parnaíba quando o bispo diocesano lhe confiou a paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Pedro II. Além de um grande trabalho de evangelização realizou também muitos trabalhos de promoção humana como a construção de hospitais e escolas. Foram longos anos de investimentos e trabalho pesado, mas em meio aos trabalhos, o padre Lotário conquistou muitos amigos e parceiros, que não deixaram o cansaço e o desânimo influenciar na concretização dos seus ideais.

Depois encontramos o Pe. Lotário por quatro anos na paróquia de São Gonçalo em Batalha, onde desenvolveu novamente um intenso trabalho evangelizador. No município, fundou com seu entusiasmo, a Vila Kolping e vários Centros comunitários.

Voltando a Pedro II, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, quando preparou a criação de mais duas outras paróquias – São José Operário e Lagoa São Francisco. Estendeu o seu trabalho evangelizador para além das fronteiras paroquiais, quando iniciou a pastoral dos migrantes. Anualmente visita e celebra a Eucaristia em diversas capitais do Brasil com os antigos paroquianos que deixaram o nosso Piauí em busca de uma sobrevivência mais digna.
Reconhecendo o trabalho apostólico e o espírito missionário, recebeu do Beato Papa João Paulo II, o título de Monsenhor.

Em 1989 partiu para um povoado e posto fiscal que se chamava São João da Fronteira do município de Piracuruca.  A nova morada do padre parecia um campo abandonado, esquecido pelo tempo e coberto pela poeira e o sol escaldante. Foi um local habitado por poucas famílias com uma capela sem teto. Aí a pequena comunidade se reunia para celebrar a fé e uma vez por mês a santa missa. Em muitas localidades o Mons. Lotário celebrava a santa missa embaixo de árvores com um povo sedento de Deus, segundo o padre: “O desejo dos fiéis pela palavra de Deus era o que fortificava sua vocação.” O padre era esperado como salvação do lugar.

Para ajudar na construção da cidade de São João da Fronteira, o Mons. Lotário trouxe famílias de Pedro II, com a garantia de moradia e trabalho. Primeiro vieram pedreiros, eletricistas e encanadores, todos os servidores para levantar a cidade. Em seguida vieram as esposas e filhos de cada ajudante, para também contribuir com o andamento da cidade. A cidade aos poucos foi criando forma. Escolas, capelas, praças e a nova Igreja matriz foram construídas. Construiu também um convento e convidou as Irmãs - Pobres Servas de Jesus Cristo para colaborar no trabalho social e religioso. Com um estilo próprio por onde passou. Mons. Lotário deixou marcas e por esse motivo o hospital daquela cidade recebeu o seu nome.

Foram dez anos de atuação como pároco e contribuinte ativo na formação da cidade. Passados esses anos, o Mons. Lotário segue seu caminho em direção a mais uma etapa de sua longa missão. Desta vez, Cajueiro da Praia foi o lugar escolhido. Em todos os lugares por onde atuou a sua principal preocupação, foi a formação de catequistas. Por isso desenvolveu um intenso trabalho vocacional. Diversos sacerdotes e religiosas despertaram para a vocação que hoje estão abraçando, através do testemunho e da ação apostólica do Mons. Lotário. Em 2009, numa estrada do município de Cajueiro da Praia, o veículo no qual se encontrava capotou provocando um acidente que resultou em risco de vida para ele, que tinha 86 anos. Após um longo tratamento na Alemanha, o sacerdote retorna para Cajueiro da Praia, período em que sofreu infarto por duas vezes.  Devido a oração de muitos fiéis conseguiu se recuperar e assim continua a trabalhar nas mais diversas atividades pastorais na sua querida cidade de Cajueiro da Praia. Igrejas, Centro Pastoral, capelas têm um estilo que são a marca padronizada do nosso estimado padre.

“Em todo lugar que a gente chega para trabalhar encontra amigos. Deixei muitos amigos em Pedro II e os agradeço pela amizade que preservam por mim, ainda. Em São João da Fronteira e Batalha foi assim, em Cajueiro da Praia também fiz muitos.” Foi o que disse o nosso querido Mons. Lotário. O sinal de um belo testemunho que traz para a vida real toda a fé e a sabedoria de 59 anos dedicados ao ministério sacerdotal. Como São Paulo diz: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”. (Gal.2,20)   

4 comentários:

  1. Que Deus o tenha! Conheci parte do trabalho realizado por este valoroso servo de Cristo em São João da Fronteira e no interior do município. Na sede, fez um trabalho monumental. Também em Pedro II e interior, deixou uma marca importante. Pena que vá tão cedo.

    ResponderExcluir
  2. Nasci em Pedro II, já rapazote lembro da chegada do Pe. Lotário a essa cidade que o acolheu de braços abertos, deixou os seus passos e inúmeras obras de evangelização para a comunidade.

    horácio lima/são paulo

    ResponderExcluir
  3. Nasci em Pedro II, já rapazote lembro da chegada do Pe. Lotário a essa cidade que o acolheu de braços abertos, deixou os seus passos e inúmeras obras de evangelização para a comunidade.

    horácio lima/são paulo

    ResponderExcluir
  4. Pe.Lotário foi um grande pastor entre nós. Tive a honra e a graça de servir a Igreja de Pedro II por 5 anos. Era um tempo de desafios. D. Rufino recomendou-me animar as Cebs, acolhendo o que havia sido plantado. Pe. Lotário era já venerado como gande padre. Que ele agora possa receber o prêmio do Cristo Bom Pastor!

    ResponderExcluir