sexta-feira, 17 de julho de 2015

FUTEBOL DOS VOVÔS

Coronel Walker Prado

FUTEBOL DOS VOVÔS
(JOGO DE CONFRATERNIZAÇÃO)
FIM DE VIDA X PÉ NA COVA
(3º ANO DE COMPETIÇÃO – FUTEBOL SOCIETY)

Texto: Luís Alberto Soares (Bebeto)

LOCAL: Campo da Associação dos Amigos do Esporte e Lazer – AAMEL (Bairro Limoeiro) – AMARANTE – PIAUÍ
DATA:  25 de julho de 2015 - HORÁRIO: 16h
CRIAÇÃO:
Um grupo de amigos da terceira idade num ideal de confraternizar periodicamente e resgatar a história futebolística gloriosa de Amarante formou dois times de futebol society denominados: “FIM DE VIDA FUTEBOL CLUBE” e “PÉ NA COVA ESPORTE CLUBE”. A designação se deu em 27 de julho de 2013, da brilhante ideia do amarantino Orlando Soares Ribeiro, ex-craque de futebol, conhecido como ZAGUEIRO MURALHA.
 FINALIDADE:
- Confraternização de atletas que marcaram história no cenário esportivo amarantino e no Brasil afora.
- Motivar a juventude para cultivar o futebol arte de nossa AMARANTE que tanto nos  trouxe glória.
COMISSÃO ORGANIZADORA:      
Antonio Soares Ribeiro (Tota) - Luís Alberto Soares (Bebeto)- Denison Duarte- Irene Silva - Paulo Afonso Alencar Cunha Júnior - Fátima Freitas - Gonçalo Freitas (Gonçalinho)- Virgílio Queiroz - Edvaldo Ferreira Lima (Bobô)
HOMENAGEM PÓSTUMA:
Como forma de reconhecimento pela relevante contribuição ao futebol amarantino, externar gratidão aos inesquecíveis atletas:
ANTÔNIO AYRES LIMA – amarantino nato, considerado por muitos como um dos melhores jogadores de Amarante de todos os tempos, conhecido como o “Pé de Ouro”. Jogou no Amarantino Futebol Clube e na Seleção de Amarante.
VICENTE LIMA  amarantino, um dos atacantes mais respeitados que Amarante já teve.  Um apaixonado por futebol. Habilidoso jogador, ajudou o Amarantino Futebol Clube e Seleção de Amarante em muitas glórias.
SANATIEL PEREIRA DA SILVA – Filho de Amarante. Foi zagueiro do Fortaleza Esporte Clube, considerado um dos melhores do norte-nordeste. Atuou nos times: Amarantino Futebol Clube, Flamengo, Botafogo, Piauí e River (Teresina), Maranhão (São Luís – MA), América (Fortaleza) e nas seleções do Piauí, Maranhão e Ceará.
FRANCISCO EVARISTO DE SOUSA o popular “Chico do Antonhão”, um craque amarantino. Era habilidoso, chutava forte com os dois pés, cabeceava bem e tinha um passe preciso. Inteligente, criativo, boa estatura.  Jogou longos anos como volante em times e Seleção de Amarante.
VICENTE ALVES VIEIRA o popular “Vicente Zumba”, natural de São Francisco do Maranhão, marcou história no futebol amarantino. Considerado o maior zagueiro de Amarante de todos os tempos. Tinha uma grande paixão pelo futebol de nossa Terra. Dizem, se o inesquecível craque fosse da geração de hoje, jogaria em qualquer time de grande expressão do mundo, talvez, até na Seleção Brasileira.
 JOSÉ NUNES LIMA – o popular Zé Mambira, foi um grande ídolo do futebol de Amarante e da região. Meio campista, um craque - comparado como clone de “Mané Garrincha” devido sua habilidade e de dribles desconcertantes e com o famoso “SAI DOIDO” que tanto irritava os adversários. Inesquecível velho Mamba, como também era tratado, principal atração de longos anos do Amarantino Futebol Clube e da Seleção de Amarante. RAIMUNDO NONATO DA SILVEIRA – vulgo “Nonatinho”, amarantino nato, também conhecido como “Nonato do Né” e “Meu Bode”. Fez história no futebol de Amarante, era um centroavante habilidoso, rápido e goleador. Com ele não tinha esse negócio de amarelar em jogos aqui e fora. Jogou no Amarantino Futebol Clube, Seleção de Amarante e River de Teresina.
LUIZ GONZAGA BEZERRA – natural de Amarante, conhecido comoDezoito”, apelido adquirido no futebol. Fez história como centroavante na Seleção de Amarante, Buriti dos Lopes (PI), no Amarantino Futebol Clube, no Parnaíba e Paissandu (PI).
JOSÉ RIBAMAR FREITAS amarantino nato, o popular Ribinha Cudanta, destacou-se tanto no futebol como na música. Como jogador, fez fama (ponteiro esquerdo) no Amarantino Futebol Clube e na Seleção de Amarante. Tinha como característica principal as brincadeiras agradáveis com os amigos.
ONÉSIO E JOSÉ PAULO – goleiros amarantinos de significativa contribuição ao futebol de Amarante. Defenderam por longos anos o Amarantino Futebol Clube e a Seleção de Amarante.
JURANDIR SOARES RIBEIRO – amarantino nato, lateral direito arrojado e eficiente na função de neutralizar o adversário. Posteriormente, destacou-se como juiz de futebol amador caracterizando-se principalmente pela rigorosidade na condução da arbitragem. Herança essa advinda da formação de militar do Exército Brasileiro. Seu entusiasmo era tanto que mesmo sendo soldado, era chamado pelos colegas da corporação como “CABO JURA”.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO

CORONEL E MÉDICO AMARANTINO SE DIZ
PRONTO PARA ENFRENTAR O “FIM DE VIDA”

          Em conversa por telefone com seu conterrâneo major e engenheiro civil, segurança e clínico Antonio Soares Ribeiro, um dos organizadores do duelo futebolístico entre “Fim de Vida Futebol Clube x “Pé na Cova Esporte clube, no próximo dia 25, em Amarante, o extrovertido amarantino coronel e médico Walker Rodrigues Prado, atleta do “Pá na Cova” e um dos maiores nomes de Amarante, se diz fortalecido para enfrentar seu eterno rival, o “Fim de Vida”.
      Vale ressaltar que o amarantino ilustre brilha muito no Piauí com seus relevantes serviços de médico-cirurgião e militar. Coronel da Polícia Militar do Piauí (aposentado). Presta expressivos trabalhos no Hospital da Polícia Militar do Estado. Foi candidato a deputado estadual e federal e a prefeito de Amarante. Dr. Walker como é mais conhecido em nosso meio, é portador de uma inteligência significativa. Gosta de atender com muito prazer todo povo de Amarante.
O coronel e médico Walker é um apaixonado por futebol – jogou muito futebol no Amarantino Futebol Clube e na Seleção de Amarante. Tem um campo particular onde promove jogos com times amadores (Teresina). Casado com Vera Lúcia Gomes Prado, também, muito famosa. Doutora em odontologia, professora da Universidade Federal do Piauí. Pais de três dedicados filhos maiores de idade.

Luís Alberto (Bebeto Soares)

2 comentários:

  1. ....as pernas podem não responder como antes, mas eles tem carisma, talento, quilometragem e histórias para contar.

    hlima/sp,

    ResponderExcluir
  2. Caro Horácio,
    Vc é um cara legal e de muita, mas muita boa vontade...

    ResponderExcluir