sexta-feira, 14 de agosto de 2015

RIQUEZA HUMANA


RIQUEZA HUMANA

Jacob Fortes

Quando se fala em riqueza do homem as mentes, enraizadas na ambição e, portanto, materialistas, se endereçam prontamente aos bens palpáveis, suscetíveis à escrituração; aqueles que despertam a cobiça da Receita Federal. São, na essência, bens imóveis, semoventes, contas polpudas, veículos, navios, etc. É desses bens que são feitos os colares que, pendurados ao pescoço, demarcam as eminências, algumas com aparência de virtude. Cada colar corresponde a um crachá, que transmite o sentido da reverência, da honraria, da distinção. O tamanho da honraria se mede pela natureza das contas do rosário: bronze, prata, ouro, diamante. Há colar que vale um pão dormido, outros o Pão de Açúcar.

Porém, perante as mentes espiritualistas, despidas de ambição, as riquezas de maior valimento são as impalpáveis, incontabilizáveis. É o caso da saúde; insuscetível à escrituração e penhora. Há, também, a virtude, a bem dizer a honra; aquela que, destemerosa e altiva, atende ao chamado de qualquer autoridade, inclusive de Sérgio Moro e Joaquim Barbosa. A honra exprime desejado passaporte; vale até no estrangeiro sem necessidade do “revalida”. Também nesse grupo não se se pode esquecer a família; cujos laços afetivos têm a serventia de estear a vida das pessoas, sob os mais diversos aspectos. Consideremos, também, a qualificação; que habilita ao exercício de funções. Incluamos, ainda, o trabalho; que sublima o homem e faz crescer pessoas, comunidades e nações. Outro bem impalpável de grande valimento é a religião; que modela e impõe frei.  De poderosa valia é a liberdade, plena, sem as limitações das guias, símiles à dos cães: libertos na vida alegre dos campos.

Ao registrar, sob a generosidade do silêncio, a nominata, exígua, das riquezas, proponho ao leitor que tome o alvitre, se possível, de ampliá-la e que os acrescentamentos me venham breve. É que nesse metiê me vejo no banco dos atrasados.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário