sábado, 23 de janeiro de 2016

Craques do ENEM e dos olímpicos esforços


Craques do ENEM e dos olímpicos esforços

José Maria Vasconcelos

          Milhares de jovens, Brasil afora, anteciparam o carnaval, ao reunir familiares e amigos, pela conquista de uma vaga na universidade. Vitória suada, sobre-humana, inclusive dos pais, que não medem esforços no investimento e na educação dos filhos. Anos de estudo, repouso reduzido, baladas e paixões adiadas.

         Convidado comemoração em medicina, uma banda incendiava a moçada, ao toque da marcha do vestibular, de Pinduca: “Alô papai, alô mamãe/Põe a vitrola pra tocar/Podem soltar foguetes/Que eu passei no vestibular/Eu agora não me iludo/Estou com a cuca controlada/Já não sou mais cabeludo/Estou de cabeça raspada/Tudo agora é alegria/Vou alegre pintando o sete/Com a turma na folia/Dando tiros de confete”.

         “Eu agora não me iludo...” Ao contrário dos que se nutrem de doces ilusões noturnas, insones, baladas e aventuras, bebedeira, fugazes amores. Devaneios que dividem a responsabilidade com os pais, cuja responsabilidade educacional dos filhos fica por conta de empregadas e escola. Encontram mais tempo para negócios e eventos sociais  do que preciosos momentos de afeto e desenvolvimento dos filhos. Na infância, fácil ludibriá-los com presentes e assistência de babás. Vem a hora do voo da adolescência, descobrem o preço do descuido.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário