quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

RETRATO DE MEU PAI



RETRATO DE MEU PAI

Antonio Gallas

Recebi, com dedicatória e tudo, o livro RETRATO DE MEU PAI - Homenagem Aos Seus 90 Anos de Vida – de autoria do poeta, escritor e juiz aposentado Elmar Carvalho, no qual ele relata fatos da vida do seu genitor Miguel Arcângelo de Deus Carvalho, desde o nascimento até o momento atual quando completou 90 anos em 05 de janeiro de 2016.

O livro com 52 páginas é um verdadeiro pequeno álbum de família, ilustrado com fotografias de alguns momentos da convivência familiar e enriquecido com crônicas bem elaboradas, o que é peculiar nos trabalhos de Elmar. As crônicas, já as conhecia, exceto “O Retrato de Meu Pai”, através do blog do autor e também porque estão inseridas no livro Confissões de um Juiz – editora Academia Piauiense de Letras 2014. Dentre essas crônicas cito “A Morte de Josélia” que quando a leio não posso evitar que as lágrimas venham-me à face, pois, mesmo já tendo se passado 37 anos da sua morte, ainda tenho em minha mente a figura jovial da minha aluna sorridente, meiga, solidária, cheia de vida, e que talvez por isso Deus a tenha levado prematuramente deixando em nós uma saudade, uma lembrança que jamais se apagará, mas também ficou a conformação de que “quem vive para Deus não morre” segundo o poeta e dramaturgo espanhol Juan Ruiz de ALARCON y Mendonza.

Na crônica que dá titulo ao livro, o autor evidencia de forma sucinta passagens da vida de seu Miguel, tanto no ambiente familiar como filho, qual teve que assumir responsabilidades de trabalho muito jovem ainda em decorrência da morte de seu pai (avô de Elmar), como esposo e pai, dando sempre bons exemplos quais foram seguidos pelos filhos; no trabalho, nas lojas em que trabalhou como Casa Inglesa e Casa Marc Jacob e na ECT – Empresa de Correios e Telégrafos. Nesta última Elmar narra com mais detalhes que vai desde o primeiro cargo como guarda fios, os lugares por onde seu pai passou, os amigos que ele conquistou, e a ascensão aos mais diferentes postos dentro da empresa até chegar a ser designado para ser chefe da agência da ECT em Parnaíba, a maior cidade do Estado depois da capital.

Neste pequeno álbum de família pode-se constatar que o Sr. Miguel, que tem nome de Anjo, soube conduzir-se muito bem em sua vida, portando-se sempre, com dignidade, caráter, honradez e honestidade, legado que deixa pra todos os filhos. Mas é bom que se ressalte que uma das características do Sr. Miguel era a de ser fiel amigo de seus amigos, de seus colegas de trabalho e por conta disso teve que enfrentar por diversas vezes momentos difíceis para não ter que “dedurar” um amigo, um companheiro de trabalho.

O poeta e filósofo suíço Henri-Fréderic AMIEL, afirmou que “saber envelhecer é obra de sabedoria, e uma das coisas mais difíceis da grande arte de viver”. E eu afirmo que o senhor Miguel Arcângelo de Deus Carvalho, a quem tive o prazer de privar de sua amizade, foi um verdadeiro atleta no jogo da vida, pois driblou com sabedoria as dificuldades que porventura a vida lhe impôs e hoje, ao completar 90 anos, desfruta da amizade e do carinho dos filhos, netos que tão bem absorveram suas lições de vida que são exemplos de dignidade, caráter, honestidade e honradez, como já os citei em parágrafo anterior nesta crônica.

EM TEMPO: O aniversário do Sr. Miguel foi comemorado em Parnaíba no último dia 08 do corrente mês com a presença de familiares, amigos e colegas de trabalho da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. “Houve celebração eucarística e após, no Buffet Momentos” um “farto jantar e libações” no dizer do seu filho, o poeta Elmar Carvalho.    

Um comentário:

  1. Caro amigo Gallas,
    Obrigado por sua bela crônica, e sobretudo por suas excelentes palavras sobre meu pai.
    Comoveu-me suas palavras referentes a minha irmã Josélia, que partiu "tão cedo desta vida descontente", como no dizer elegíaco de Camões.

    ResponderExcluir