quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

RETRATO DE UMA VIDA


RETRATO DE UMA VIDA

Valério Chaves
Desembargador inativo e escritor

            Dia 8 deste mês, quando fazia minha costumeira caminhada de final de tarde na Raul Lopes, tive o prazer de receber por intermédio do próprio autor, um exemplar do mais novo trabalho literário do juiz, poeta e escritor Elmar Carvalho, intitulado RETRATO DE MEU PAI.

            Tão logo cheguei em casa, tratei de ler e reler o livro remoendo cada página como o boi de Catulo. Ao final, pude constatar que se trata de um breve registro familiar escrito pelo autor em homenagem aos 90 anos de vida de seu pai MIGUEL ARCÂNGELO DE DEUS CARVALHO.

            Na verdade, trata-se de um opúsculo muito bem elaborado em que Elmar Carvalho, utilizando-se de seu inigualável poder de sintetizar, expõe de forma fragmentada a vida de seu pai, trazendo à tona fatos, lugares e personagens que pelo valor do estudo e informações que lhe foram passadas por parentes, formam uma valiosa fonte de pesquisa.      Apesar das poucas páginas ilustradas com fotos,lugares e pessoas da família do homenageado, o trabalho de Elmar Carvalho não deixa de ser uma forma de exercício criativo que tem sua dinâmica impulsionada pela vontadede vislumbrar o papel do ser humano no mundo.

Com o vigor da arte que lhe é peculiar, soube montar o quadro existencial de seu pai utilizando-se de material emotivo extraído das profundezas da alma adornando a trajetória de uma vida modelada pelo caráter retilíneo e a honestidade de um homem simples que, escondido na sua humildade,soube avaliar a si próprio, parecendo haver sido formado na mesma cepa dos espíritos mansos, que nada ambicionam.

            Não obstante a realidade do Brasil seja outra nos dias atuais, os fatos e histórias verídicas contadas no livro-homenagem de Elmar Carvalho, não perdem sua contemporaneidade em relação ao tempo vivido por seu Miguel Arcângelo de Deus Carvalho, principalmente no que diz respeito à intolerância e aos costumes da política praticada por aqueles que se acham no direito de nomear e demitir, sem razões justificadas.

            No momento em que estamos empenhados na árdua tarefa de sobrevivência em meio aos escândalos patrocinados pela corrupção praticada pelos maus políticos e pelos gestores da coisa pública, é bom saber que ainda podemos viver ao lado de pessoas como Miguel Arcângelo de Deus Carvalho, que nos seus 90 anos de vida, mesmo fragilizado pela idade, nunca deixou de preservar a honestidade e a arte do amor. Enfim, nunca deixou de sentar em volta da mesa para partilhar com a família e com os amigos, o pão do abraço.

            Resta-me, pois, nestes breves rabiscos, parabenizar o autor de RETRATO DE MEU PAI desejando a ele e ao homenageado, vida longa, muito longa.

                        Teresina/PI. 13 de janeiro de 2016.             

Um comentário:

  1. Em meu nome e no de meu pai, só me resta agradecer o Des. Valério Chaves por suas belas e generosas palavras, sobretudo pela compreensão humana que ele demonstrou ter.

    ResponderExcluir