terça-feira, 1 de março de 2016

O Brasil na boca dos estrangeiros


O Brasil na boca dos estrangeiros

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

          Gringos adoram o Brasil, será? Há tempos, coleciono opiniões extraídas do noticiário, empresas de turismo, amigos residentes fora do Brasil ou viajam ao estrangeiro.

Começo pela piauiense Maurienne, residente em Estocolmo. Ela apareceu em matéria anterior. Mais uma vez, Maurienne volta para comentar a crônica EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA JÁ ERA: “Hoje mesmo, comentávamos, sentadas em um banquinho muito gelado da praça, entre aulas, eu e uma professora de árabe, iraniana, sobre essa falta de educação moral e cívica. E não falávamos com vantagens para o mundo de cá, não! Parece que o mundo afunda-se no mesmo barco, em todo lugar, infelizmente”.

Americano, casado com brasileira, morou em São Paulo por três anos, odeia morar no Brasil, por diversos motivos: brasileiros são rudes com vizinhos, aumentam volume de músicas, não pedem desculpas quando esbarram a gente; agressivos e oportunistas, não respeitam fila. Querem ganhar vantagem em tudo; não respeitam o meio ambiente, ao despejar lixo em toda parte; ruas sujas; recursos naturais abundantes, mas desperdiçados. Toleram a incrível corrupção. Mulheres excessivamente obcecadas com o corpo; homens e mulheres propensos a casos extraconjugais. Gostam de depreciar e ferir sentimentos alheios. Realizam serviços com certa malandragem e atraso. Ricos se acham no direito além do imaginável, arrogantes, imunes a regras. Brasileiros interrompem conversas - espécie de competição - e gritam. A polícia inexiste, especialmente para com cidadãos simples. Sistema judicial, uma piada. As pessoas vivem atemorizadas, cercadas de muros, pagam taxas elevadas para viverem em condomínios fechados. Demasiadamente tolerantes com a péssima prestação de serviços públicos, especialmente na saúde e educação, na burocracia escandalosa e lenta, na expedição de serviços e documentos. Impostos e taxas exorbitantes, perseguição aos empreendedores. Há uma mentalidade generalizada de que todo rico é desonesto. Como resultado, a corrupção impera entre autoridades e empresários. Qualidade discutível da água. Carros três vezes mais caros que os americanos. Brasileiro adora conversar futilidades, como novelas, Big Brother, Ratinho, Sílvio Santos, música medíocre.

Ao contrário da opinião do americano que odeia o Brasil, estrangeiros, em geral, gostariam de repetir certos hábitos brasileiros em seus países: alegria, bom humor, até nas horas difíceis; abraços cordiais, inclusive com desconhecidos. Na França, são raros e só ocorrem nas famílias. Cordialidade no atendimento em pontos comerciais. Brasileiros se estressam menos que outros povos. O famoso jeitinho brasileiro talvez explique o motivo por que se dão bem lá fora. Compartilhar a cervejinha e comida surpreende muitos estrangeiros, cada qual na sua. Ao contrário de outros povos, brasileiros banham-se até mais de uma vez ao dia, dão carona, festejam e brindam com facilidade, dão risadas e piadas com os deslizes das autoridades.


O riso abunda na boca dos tolos. Menos no Brasil do samba de Chico Buarque, “Mesmo com toda a fama, com toda a brahma / Com toda a cama, com toda a lama / A gente vai levando, a gente vai levando”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário