sábado, 2 de abril de 2016

MIMBÓ, UM PEDACINHO DA ÁFRICA

Virgílio Queiroz em visita ao Mimbó


MIMBÓ, UM PEDACINHO DA ÁFRICA

Bebeto Soares

            MIMBÓ – trata-se do nome de uma antiga comunidade da Zona Rural de Amarante, a 20 km do centro da cidade. Pesquisadores, historiadores e imprensa de várias partes do Brasil, sempre visitam o povoado para colherem junto aos mais velhos “mimboenses”, a origem e cultura daquele povo simples e acolhedor.
           O professor e jornalista amarantino, Virgílio Queiroz, foi um dos pioneiros a levar o nome “MIMBÓ” para o mundo, através de seus valiosos escritos, expressivas palestras e entrevista aos grandes comunicadores do país. A memorável cidadã amarantina, historiadora, poeta e escritora Emília da Paixão Costa (Bizinha), membro da cultura amarantina, também há longos anos, forneceu dados preciosos sobre aquela comunidade para várias pessoas, a exemplo da saudosa historiadora amarantina Nasi Castro.
          Nestes últimos anos, o povoado é tratado também como QUILOMBO MIMBÓ devido o seu povo ser de origem africana. Idosos da comunidade contam que tudo começou há mais de cento e cinquenta anos atrás, quando três negros escravos, os irmãos: Francisco, Laurentino e Pedro e as irmãs: Antônia, Benedita e Rita, fugiram de uma fazenda da região de Oeiras, na época, Capital do Piauí, para a Zona Rural de Amarante. Os escravos, temerosos de capturas e grandes castigos de seus donos, se esconderam num lugar de difícil acesso repleto de grutas e penhascos nas imediações do riacho Mimbó e rio Canindé. Lá encontraram Antônia, Benedita e Rita, pertencentes a um grupo de negros que já residiam na localidade, e constituíram matrimônio.
         Contam ainda que a família Rabelo da Paixão, considerada descendente dos escravos fugitivos é precursora do crescimento populacional e desenvolvimento social da comunidade MIMBÓ. Muitos anos depois, as famílias “mimboenses” instalaram residência numa área plana, próxima da inicial moradia dos escravos fugitivos, onde vivem até hoje. Para os mimboenses subirem para a parte plana, abandonando as antigas moradas, foi necessário o convencimento dos professores Cineas Santos e Virgílio Queiroz que justificaram a mudança como algo benéfico para os habitantes, pois a parte alta fica perto da BR, facilitando assim o intercâmbio do MIMBÓ com Amarante e outras cidades. Além disso, havia o problema de doentes que precisavam de tratamentos médicos e a subida até a parte alta era muito difícil. O primeiro a subir foi um dos troncos da comunidade, Pedro Rabelo da Paixão.

         Nestes últimos anos, formou-se o ASSENTAMENTO HABITACIONAL MIMBÓ com a maioria de descendentes de escravos, próximo à antiga moradia e à BR 343.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário