segunda-feira, 4 de abril de 2016

No reino dos jabutis trepados


No reino dos jabutis trepados

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

       Entrei na livraria para completar o estoque da obra, Escorregões no Português. Logo me deparei com notável jornalista que folheava uma obra de Graciliano Ramos: “Zé, sou devorador de livros. Não admito exercer a profissão sem cultivar as letras, apreciar grandes escritores, dos quais extraio lições e modelos de produção de texto”.

      A conversa desembarcou na  análise de conhecidos jornalistas e colunistas de textos enxutos e profundos; ou de outros de períodos longos e tortuosos, argumentação rasa. Estes até conseguem postos de trabalho, frequentam banquetes, amealham prosperidade. Inserem-se no reino de jabutis trepados. Categoria de outras patentes, por aí, que arrota poder e fortuna, sabe Deus de qual origem, sem mérito nem dignidade.

         Adágio popular explica o sucesso e prosperidade da classe de oportunistas, políticos, gestores públicos, empresários: “Jabuti trepado, foi por enchente ou mão de gente”. Inebriados por se instalarem no alto da árvore – diga-se, pirâmide – confundem a opinião pública com certificados de mérito nenhum. Privilegiados posando de chefes, magistrados, ministros, diretores, secretários, sem talento.

      O poder político age de forma organizada. É um verdadeiro exército de políticos e executivos, que marcham sobre o erário público, sem piedade. E nada lhes acontece, porque as forças da oposição são impotentes para convocar e colocar esses ratos no banco dos réus.

      Com dinheiro alheio é fácil se fazer política, prosperar a empresa, conquistar prestígio social. Jabutis trepados, à custa das mãos calejadas dos que trabalham.

      A população, em geral, desconhece e afaga jabutis trepados, hoje proprietários de pomposas empresas. Que iniciaram negócio, vendendo para prefeituras, Estado e secretarias, em cretinas transações. Quando fisgados por fiscais fazendários, ameaçam transferirem-se para outros rincões. Ou corrompem autoridades.

      Em encontro com amigo, em churrascaria de Teresina, competente professor universitário confidenciava-me que fora escolhido pelo governador para assumir a Secretaria de Administração. Fui curto e direto: “Quer conselho? Não aceite! Sua ética e moral não combinam com a esperteza do governador e de alguns empresários corruptos.” Dito e feito. Meses depois, empresário de revenda de carros entrou no gabinete do gestor, final de expediente de sexta, exigiu-lhe que assinasse, urgentemente, uma nota de empenho e compra de carros oficiais. O secretário pediu-lhe que aguardasse a semana seguinte, para analisar a compra. O arrogante empresário cobrou-lhe pressa. O secretário bateu-lhe a porta: “Cai fora, seu corrupto!” O arrogante ameaçou-o: ”Na próxima semana, quem vai sair daqui será você!”. E foi.

      No reino dos jabutis, não há vagas para consciências puras. “Vós não sois deste mundo, por isso, o mundo vos odeia, como odiou a mim.” Eis um grande adágio de Cristo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário