quarta-feira, 1 de junho de 2016

Estação primaveril de Teresina


Estação primaveril de Teresina

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

         Só temos duas estações, inverno e verão? Mentira. É preciso conhecer  boa parte do Nordeste. Especialmente, Teresina, estigmatizada pelo calor do verão, não reconhecida e desfrutada em período primaveril.

         A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. Claro que esses últimos meses do ano coincidem com o tórrido BR-O-BRÓ do Nordeste.

         Temos primavera, sim, mas logo após o período chuvoso, no final de abril. A principal característica da primavera é a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores anônimas. No primeiro dia de maio, descubro que ainda existem devotos da natureza, que enfeitam janelas e portas com ramos de flores. Linda e romântica tradição, que se vai, meio à selva de pedra, asfalto e cimento.

A temperatura, durante a primavera,  bastante agradável. No entanto, importante ressaltar que as estações são bem definidas, apenas na Zona Temperada do Norte (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer) e na Zona Temperada do Sul (entre Círculo Polar Antártico e o Trópico de Capricórnio).

 A reprodução de muitas espécies de árvores e plantas, em nossa região, inicia-se no período chuvoso do primeiro semestre. Em seguida, nos meses de maio, junho e julho, os campos se enchem de vegetação florida, e as fruteiras festejam o parto das atas, cajás, seriguelas, bananas e mil outras variedades. Caju e manga sobram no verão, brindado com o florido encantador dos paus d’arcos.

Maio, junho e julho, tempo bom, temperatura agradabilíssima, em torno de 25 a 30 graus, manhãs serranas, especialmente na zona rural, mais fria. Não foi à toa que nossos antepassados escolheram o período para se fartar de milho cozido, canjica, frutos da terra, maria isabel, além das coloridas noites forrozeiras. Quem há de faltar a tantas regalias regionais? Ou esquecer louvores ao Senhor da vida e das culturas?

Desfrutemos a estação primaveril, enquanto o calorão não chega. Aquele calorão, que muita gente só sabe choramingar, sem reconhecer o milagre do manjar e das codornizes. Essa gente lembra hebreus pessimistas, descrentes das bênçãos divinas. Que só recordavam as panelas de carne da escravidão egípcia. A poucos quilômetros de tomarem posse da Terra Prometida, Moisés enviou espiões para conhecer, de perto, a região. Regressaram apavorados, contando histórias de gigantes temidos, causando enorme revolta ao profeta e aos companheiros. O profeta enviou outro grupo, que retornou trazendo grande quantidade de frutas. E confessavam: “Encontramos uma terra onde corre leite das cabras e mel das tâmaras!”

A autoestima de muitos teresinenses anda atarantada, que só hebreu errante do deserto, cuja miopia não consegue contemplar nem desfrutar a natureza exuberante e clima ameno da estação primaveril. Só dá conta do calorão que ainda não chegou.  Ergamos a taça de vinho e agradeçamos a bênção de um paraíso entre dois rios.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário