terça-feira, 16 de agosto de 2016

Teresina – 164 anos


Teresina – 164 anos

José Itamar Abreu Costa
Cidadão Teresinense, cardiologista e escritor

A primeira vez que estive em Teresina foi em 1956.

Estava doentinho e mamãe trouxe-me ao Pediatra : Dr Epaminondas Soares.

Ficamos hospedados na Rua Primeiro de Maio 543 sul.

A segunda vez que estive aqui foi em 1958, fiquei hospedado à avenida Miguel Rosa -Norte

Como enxerguei Teresina nas primeiras visitas?

Em 1956, estava residindo com meus pais em Alto Longá, cidade pequena, bem arborizada, Teresina me pareceu também assim. Muitas árvores, as ruas eram bem traçadas, sem calçamento ou pouco calçamento, as praças João Luis Ferreira, Pedro II. Saraiva e Rio Branco, algumas com Fontes Luminosas. A avenida Frei Serafim bem iluminada e arborizada.

Vim estudar em Teresina em 1959:

Inicialmente morei em uma casa situada à Avenida Frei Serafim esquina com Anisio de Abreu X com o Samdu. Fui matriculado na Escola Municipal Abdias Neves(Avenida Antonino Freire).

Depois fomos morar a rua São Pedro esquina com a Rua Coelho de Resende, permaneci estudando no Abdias Neves e frequentando a escola de reforço da Professora Manoca ( Rua Félix Pacheco).

Papai comprou a casa do Tio Santo Almendra, situada na rua Primeiro de Maio com Taumaturgo de Azevedo.Papai, Mamãe, Simão, Ismar João de Deus, Francyslene, Dedé, Mazinha e Maria das Graças, esta era a nossa família em Teresina em 1961.

Fui matriculado no Majestoso Grupo Escolar "Domingos Jorge Velho" situado na Avenida Miguel Rosa, tendo concluindo o Curso primário em 1962.

Iniciei o Curso Ginasial em março de 1962, no Colégio Desembargador "Antonio Costa"terminando-o em 1966. Fiz prova para  cursar o científico no Colégio Estadual "Zacarias de Góis" sendo aprovado e ali iniciei o curso em 1967, fui reprovado no primeiro ano científico e terminei o curso em 1970.

Estou escrevendo sobre uma Teresina de 60 anos atrás-1956.

Como descrevo Teresina nos meus primeiros 12 anos

Uma cidade em franco desenvolvimento:

Mercado da Piçarra, Igreja de São Raimundo Nonato, o famoso campinho do lado da Igreja, onde jogávamos as nossa "peladas". Mercado Velho, Mercado do Mafuá.

Igreja de São Benedito "Majestosa". Seminário (onde os seminaristas nos deixavam jogar bola aos sábados a tarde).

Quartel do 25 BC. Sempre que era  permitido íamos assistir  o futebol dos bairros.

Quadra de Futebol de salão no Quartel da Policia Militar e Segundo BEC, onde haviam as disputas dos campeonatos.

Os banhos e o futebol nas "CROAS" do POTI E PARNAÍBA. Frequentávamos mais o Poti. O famoso "POÇO DA PALMEIRA" onde garotos corajosos pulavam.

O Estádio Lindolfo Monteiro, sempre futebol às quartas e aos domingos. O famoso Rivengo de 1964 /65.

A cidade era praticamente só do lado de cá entre os rios. Começando a se expandir no sentido da ININGA. CATARINA, AEROPORTO, PARQUE PIAUÍ
As emissoras de Rádio: Pioneira, Difusora e Clube. Ary Sherlock, Rocky Moreira,Almanaquim no Ar(Francisco Figueiredo), Carlos Augusto e Deoclécio Dantas. Rodrigues Filho, AL Lebre, Garrincha, Carlos Said, Fernando Mendes.

TV só em 1970. Bons Jornais
Deixei minha Teresina em Julho de 1971 em busca de um Curso Universitário em Belém do Pará. Durante o curso, estive aqui poucas vezes, pois a reforma Universitária fez com que tivéssemos aulas em períodos de férias(julho e Janeiro e fevereiro).
Fui fazer Residência em Cardiologia em São Paulo e retornei em julho de 1980.

Descrição de Teresina nos últimos 36 anos:

Tudo mudou Teresina passou a ter ares de Metrópole, Cultura, esportes Lazer, incremento na saúde como surgimento de novos hospitais e clínicas, chegada de tecnologia de ponta:

Hemodinâmica, Cirurgia Cardíaca, e Transplante de Coração (1991)

Tratamento avançado de CA.

Grandes concessionárias de Veículos.

A Expansão do Comércio e Indústria,  capitaneado por João Claudino Fernandes e sua "SARA LEE"

Shopping Center,Rede de Rádio, Jornais e Televisão

Universidades*

Expansão ordenada e desordenadas da Cidade em todos os sentidos: Vilas, Conjuntos residenciais; alguns estruturados outros não. Volência urbana gerada por desemprego, prostituição e consumo de drogas.


Parabéns Teresina, cidade que me tornei cidadão honorário por projeto do Vereador Miguel da Costa e Silva(in memoriam),e na qual o casal Edilane Itamar, constituíram uma família maravilhosa: Filhas: Patricia Lorenna, Ilanne, Lhoanna, genros: Leandro, Williams. Neto(a)s: Lana, Lorenza e José Itamar Abreu Costa Neto. Cidade onde ainda vive, lúcida, saudavel minha mãe Francisca Rodrigues Abreu Costa, seus filho(a)s: Francyslene, Ismar, João de Deus e seus descendentes.   

14 comentários:

  1. Elmar, boa tarde!
    Falar sobre Teresina é falar de um lugar que nos recebeu e nos deu tudo de bom!
    Um abraço Itamar

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, caro amigo Itamar.
    Terra boa e de povo acolhedor.

    ResponderExcluir
  3. Há tanto tempo
    Deixei Teresina.

    Parti chorando
    De saudades.

    No Expresso de luxo
    Olhei para trás
    E nada falei.

    Apenas
    Um adeus silenciado.


    hlima, sp



    ResponderExcluir
  4. Horácio, volte de Guanabara, venha sorrindo. Teresina é uma cidade belíssima!!!
    Itamar

    ResponderExcluir
  5. A Teresina que o ilustre Dr. Itamar descreveu é mesma que eu vi em 1966, quando aqui estive pela primeira vez.Não acredito que haja outra tão acolhedora, mestre Elmar!E nem médico tão humano e competente na sua área, quanto o autor da presente crônica.

    ResponderExcluir
  6. Caro JP,
    o nosso bravo Itamar é duplamente cordial:
    cordial porque é um cidadão afável, educado,
    e cordial porque cuida de nosso coração, na qualidade de cardiologista.

    ResponderExcluir
  7. Ilustre Itamar, morei em Teresina no bairro Piçarra, não lembro o ano, e as vezes que eu cruzo a belíssima Avenida Frei Serafim me recordo num espaço de tempo que eu vendia rede de descanso ali no centro. Ressalto que as minhas raízes estão em Pedro II cidade natal, Campo Maior e Maranhão terra da minha esposa. Eu já cruzei esses Brasis de várias forma, de avião, de carro, de ônibus. Recentemente retornei a São Paulo de Guanabara saindo de São João dos Patos-Ma até Brasilia. Quem sabe caro Itamar, nas minhas idas ao Piauí, nos encontramos nos imprevistos da vida.

    Ab..hlima.sp

    ResponderExcluir
  8. Horácio, fui criado na Rua Primeiro de Maio e o pai da Rosângela(Abdias o "REI DA REDE") residia na Rua 19 de novembro atual Pires de Castro Sul.
    Abdias era de Pedro II.
    Venha sempre ao nosso estado e ao chegar por aquí nos procure no Hospital Itacor(situado na Rua Coelho Resende Centro Sul), onde trabalho exercendo o cargo de Diretor Clínico.
    Um abraço Itamar

    ResponderExcluir
  9. Horácio, fui criado na Rua Primeiro de Maio e o pai da Rosângela(Abdias o "REI DA REDE") residia na Rua 19 de novembro atual Pires de Castro Sul.
    Abdias era de Pedro II.
    Venha sempre ao nosso estado e ao chegar por aquí nos procure no Hospital Itacor(situado na Rua Coelho Resende Centro Sul), onde trabalho exercendo o cargo de Diretor Clínico.
    Um abraço Itamar

    ResponderExcluir
  10. Dr. Itamar, fico muito honrado em conhecê-lo pessoalmente, grato pela sua atenção.

    Abraço Horácio, sp

    ResponderExcluir
  11. Meu caro José Itamar, leio, agora, sua breve homenagem à memória dos 164 de Teresina - essa cidade que nos deixa encantado sempre que nela pensamos e, ao pensar nela, não há como fazermos a comparação com a Teresina que nos ficou na lembranças, da Teresina dos nosso anos de permanência nela.
    No seu caso, que para ela foi tempos depois de mim alil chegou e, como todos nós, nos afeiçoamos a ela do ponto de vista de nossa perspectiva histórica.
    A sua Teresina guarda muita coisa da minha Teresina, com a diferença de um marco que nos separa ao falar dela: saí de Teresina em 1964, enquanto V. chegou em 1959, quando eu já tinha concluído, em 1960, o ginásio.
    V., nessa homenagem a Teresina, menciona lugares de que não mais me lembrava. Nunca fui um bom conhecedor de Teresina. Era um menino mais dedicado aos livros, caseiro. Não era de me afastar muito de minha casa, a não ser quando já andava pelos meus dezesseis , e dezessete anos.
    Creio que, com o este esboço de tantos lugares nomeados sobre Teresina, com viva lembrança e até detalhes, V. poderia desenvolvê-lo em formas de um livro de memórias, quem sabe, para se alinhar a outros escritores piauienses que, se decidiram a escrever sobre suas memórias de Teresina ou de outras cidades piauienses. Já temos alguns escritores aí que o fizeram e bem
    Eu também, me aventurei por essa seara, com o meu livro de memórias a ser lançado aí em setembro, de título "Apenas memórias."
    V. também, um pouco mais adiante, já poderia recordar sua experiência em Teresina, aproveitando para enriquecer sua visão do que a cidade lhe tem mostrado em todos esses anos de convivência nela e, sobretudo com a sua grande experiência de médico. É só juntar os cacos das vivências infantis, juvenis e de adulto. Juntar-se-ia, então, aos autores piauienses que já estão formando, por assim dizer, uma linhagem de memorialistas, como, entre outros, o poeta H.Dobal, Chico Miguel, José Ribamar Garcia, Elmar Carvalho, Celso Barros(embora tenha nascido no Maranhão) Homero Castelo Branco, , Assis Fortes, José Lopes dos Santos(embora tenha nascido no Ceará), William Palha Dias, Jesualdo Cavalcanti Barros, Olemar de Sousa Castro, Eleazar Moura, Nasi Castor, Geraldo Almeida Borges.
    Fica assim, a minha sugestão ao ilusre conterrâneo.
    Um forte braço do

    Cunha e Silva Filho

    ResponderExcluir
  12. Retificando:
    Um forte abraço do

    Cunha e Silva Filho

    ResponderExcluir
  13. Cunha e Silva Filho, agradeço pela ideia de transformar em livro estas informações sobre a nossa Cidade Verde.Aproveito para convidá-lo a participar de uma homenagem que a turma "DOMICIANA" de 1966, fará aos seus mestres em dezembro de 2016* Dia 03. Das 8 as 12h no Auditório José Marques da Costa (Hospital ITACOR), dentre os homenageados destaque para os irmãos: Melo e Domicio Magalhães, Francisco Cunha e Silva o "BOLINHA", Valdemar Sandes(todos in memoriam)Professora Socorro Alencar e Professor Jesus e outros.
    Um abraço Itamar

    ResponderExcluir
  14. Meu estimado Itamar:

    Obrigado pelo convite honroso. Realmente, a data é preciosa e mais do que justa. Será um evento inesquecível, bem posso prever. Homenagear tis s mestres ilustres e queridos, inclusive meu amado pai, é demais. Não irei estar preesente, porque, em em setembro estarei aí em Teresina lançando o meu livro "Apenas memórias". para cujo evento V. já está convidado. Será na livraria Entretexto, no dia 24 do mês próximo. mas gostaria de receber algum texto, foto, vídeo etc alusivo depois da honrosa comemoração. Um forte abraço do
    Cunha

    ResponderExcluir