quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Como é difícil se chamar Ideilce


Como é difícil se chamar Ideilce

Valdir Fachini

O meu nome é esse aí, do título, sem tirar nem por. É difícil de acreditar, mas é isso aí. Então você pergunta: Como pode alguém se chamar assim? É fácil, é só ter um par de pais doidos como eu tive.
Também não sei onde eles acharam isso, se era nome de alguma planta da região, ou de algum calango, ou se foi o sol abrasador do sertão baiano que queimou os miolos deles.
Mas, enfim...! Esse é o meu nome e confesso que não me envergonho dele. Eu poderia mudar pra Virgulina (olha só, nome de herói!), Severina (mais vida do que morte), ou Bastiana, ói que nome lindo! Mas eu prefiro esse que tenho.
Ah! Eu ia me esquecendo, eu sou mulher, é meio difícil de identificar porque esse nome pode ser masculino ou feminino, embora muita gente ache que não serve nem pra um e nem pra outro.
Sou baiana arretada, nascida num vilarejo de nome estranho. Acho que no passado era município de Caculé, mas hoje já é dono do seu nariz. Meus pais moravam no sítio e nunca registravam o filho logo que nascia. Eles esperavam juntar depois fazia um pacote só, então eles não lembravam a data e punham qualquer uma. Eu, por exemplo, faço aniversário em dois dias do ano, mas até hoje não sei qual o dia certo.
Bom! Já terminei o meu dossiê, agora vou falar da dificuldade de ter o meu nome. O problema é que ninguém acerta e nem é tão difícil assim, mesmo assim o pessoal se complica. Já me chamaram de uns trocentos nomes diferentes. Ontem mesmo ligaram no meu serviço e queriam falar com o senhor Idelco. Aí eu me estressei, senhor Idelco o escambau! Eu sou uma menina, não um trator (depois eu descobri que o nome do veículo é Iveco e não Idelco e também não é trator, é caminhão).
Já me chamaram de tantos palavrões que às vezes até esqueço minha identidade. Faço cara de brava, xingo, não respondo, mas no fundo eu até gosto, não importa se colocam mais letras ou se tiram algumas; o importante é que tentam falar o meu nome.
Já pensei até em fazer um dicionário e já pensei até como se chamaria: Dicionário Ideilcês... Acho até que seria um Best Seller! Já me vejo numa noite de autografo.
É isso aí, esse foi o nome que me deram e eu sou feliz assim, pelo menos é exclusivo. Já mandei um e-mail pra Globo pra eles darem meu nome pra uma protagonista de uma novela das nove, já pensou? Aí as mães iam querer esse nome nas suas recém-nascidas. Legal né?
Se algum dia algum jornal publicar uma história tirando sarro desse meu lindo nome, pode ter certeza que foi aquele chato do meu marido, metido a escritor, que escreveu.

Tô nem ai, eu não ligo mesmo!    

Um comentário:

  1. Eu fico imaginando como esses nomes estranhos foram inventados. A mãe e o pai indo ao cartório e repetindo o nome ao escrivão várias vezes. Ele sem entender nada pergunta o nome de novo. O pai arretado responde: Já falei! Já Falei! E aí ficou, Já Falei dos Santos!

    Abraço
    H.Lima, sp

    ResponderExcluir