quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Delícias da Cozinha Piauiense



No dia 14 de dezembro último foi lançado no auditório do edifício sede da FIEPI o livro Delícias da Cozinha Piauiense, da autoria do professor Antônio Júlio Lopes Caribé, que teve de empreender longa e exaustiva pesquisa para fazê-lo, tendo que percorrer longínquos rincões de nosso estado, do extremo sul ao extremo norte. No livro consta as mais diferentes receitas, de doces, bolos a ensopados e grelhados. O livro poderá ser adquirido com seu autor, através do telefone (86) 3233-1829. Segue abaixo o discurso de seu lançamento.

DISCURSO DE LANÇAMENTO DO LIVRO NA FIEPI

Exmo. Sr.

Dr.Antônio José de Moraes Sousa Filho – DD. Presidente da FIEPI

Exmo. Sr. 

Dr. João Henrique de Almeida Sousa – DD. Presidente do Conselho Nacional do SESI

V. Em.a Revm.

Dom Jacintho Brito – Arcebispo Metropolitano de Teresina

Revm.o Pe. José de Pinho Borges Filho – Pároco da Igreja Nossa Senhora do Amparo

Revm.o Pe. Tony Batista – Pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima

Revm.o Fr. Edmilson Vieira da Cruz – Pároco da Igreja de São Benedito

Ilmo. Sr..

José Couto Castelo Branco Filho

MD. Presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Teresina – SINDPAN

Ilmo. Sr. 

James Hermes dos Santos- MD. Presidente do Sindicato dos Gráficos do Piauí-SINDGRAPI

Ilmo. Sr.

Kenard Kruel Fagundes dos Santos – MD. Presidente do Sindicato dos Escritores do Piauí – SEPI

Ilmo. Sr. 

Dr. Joseli Lima Magalhães – MD. Presidente da UBE-PI

Exmo. Sr. 

Dr. José Elmar de Melo Carvalho – Acadêmico e Meritíssimo Juiz de Direito Aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí

Ilma. Sra. Noêmia Oliveira – Administradora –Proprietária do FeijoArtes Buffet.

Senhoras e Senhores

É com grande satisfação e júbilo que estou fazendo esta noite – o Lançamento do meu 5º livro: “Delícias da Cozinha Piauiense” – fruto de uma atribuição de trabalho de pesquisa designado pelo então Presidente da UBE – Acadêmico ilustre e meu amigo Dr. José Elmar de Melo Carvalho. Aplicou-se então um Formulário-Diagnóstico, com vistas a uma futura publicação de um livro – contendo 479 itens, em 50 páginas, em torno de 27 municípios e resumindo-se a 67 receitas da culinária piauiense que envolvia: molhos, temperos, pratos principais, sobremesa, compotas, tortas, bebidas, ponches e coquetéis. Para tanto solicitei mediante uma Exposição de Motivos datada de 22/02/90 ao Sr. Secretário da Educação do Estado do Piauí – DR. JOÃO HENRIQUE DE ALMEIDA SOUSA – uma ajuda de custo ou suporte financeiro para os meus gastos com hospedagem e alimentação, no que fui prontamente atendido pelo Senhor Secretário – que entendeu outrossim, tratar-se não de uma obra individualista, mas de um trabalho sério que certamente enriqueceria e contribuiria de algum modo com a Culinária Piauiense e consequentemente colocava num patamar mais alto a nossa cultura popular tão pouco explorada e sem apoio substancial na época.

Ressalto porém, que as passagens rodoviárias e intermunicipais – foram-me concedidas gentilmente, por cortesia, ida e volta, de nosso grande amigo – José Ribamar Lima & Filhos – proprietário das Empresas Expresso Princesa do Sul, Transpiauí e a Empresa Expresso Floriano com sede na Rua Delfim Moreira, 1800 – Bairro Lourival Parente. Eu tinha de prestar conta, senhoras e senhores, da publicação deste livro, porquanto se não o fizesse , seria considerado pela sociedade de um charlatão. As despesas com a diagramação gráfica e publicação do livro propriamente dito – foram todas alocadas através do meu orçamento próprio e pessoal. Todas as receitas colhidas através de entrevistas foram feitas por gravação de fita cassete e via expressa do Correio. Elas são autorizadas pelos autores e, são assinadas no formulário-diagnóstico por eles, embaixo de cada receita, portanto não há nenhuma violação de direitos autorais neste meu trabalho que ainda inclui uma pequena ficha sócio-econômica no pé da página de cada município pesquisado – para que o leitor possa tomar conhecimento de algumas potencialidades turísticas ou educacionais das quais o município faz jus.

As receitas tomadas nas cidades que compõem o Extremo Sul Piauiense co mo: Parnaguá, Curimatá, Cristalândia do Piauí, Corrente, Sebastião Barros e Avelino Lopes recebem grande influência do substrato culinário, dos hábitos e dos costumes das cidades fronteiriças que ficam na BA como: Barreiras, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Barras. Já no Estado do Tocantins recebe influência do substrato linguístico e culinário d cidades como: Porto Nacional e Gurupi devido à grande proximidade destas últimas com aquelas citadas no Piauí.

No que diz respeito ao Litoral Piauiense – as cidades de Barra Grande, Barrinha, Cajueiro da Praia, Macapá e Luís Correia – ficam bastante hostilizadas na elaboração e formação do seu cardápio de frutos do mar – por causa da escassez do camarão que é todo exportado em grandes barcos cotidianamente para abastecer os bares e restaurantes de Fortaleza – ficamos nós, piauienses, a ver navios, prejudicados porque só podemos desfrutar das peixadas, das caranguejadas e moquecas de arraias. Isto é um fato público e notório do Porto dos Tatus à Ilha Grande de Santa Isabel. De sorte que minha pesquisa no Litoral Piauiense ficou muito restrita a umas poucas iguarias.

Chamei todos os senhores para este encontro também com o objetivo precípuo de relatar um fato às autoridades da área sanitária que pode representar uma grande ameaça para todos nós e para nossos filhos: moro numa casa no bairro Jockey Club, na Zona Leste de Teresina, há cerca de 17 anos. Desde esta data encontra-se uma casa completamente abandonada num terreno encravado com o fundo para o meu quintal, que fica na Av. Nossa Senhora de Fátima, 610 entre a antiga lanchonete Romeu e Julieta e a Papelaria Bate Cópias -- esta casa está bastante suja e cheia de matos em seus arredores, portanto serve de proliferação do Zika Vírus, da Chikungunha e do aedis egipti e todos os outros insetos infecciosos. Minha esposa, por tabela, chegou até a contrair a doença da dengue. A proprietária, ninguém sabe o nome dela, mas já telefonei insistentemente para todos os órgãos da Vigilância Sanitária, tanto órgãos estaduais, municipais e federais pedindo uma inspeção na casa, mas eles alegam que não podem fazê-lo porque sem o o nome da proprietária, caracteriza invasão de domicílio. Se houver alguma autoridade sanitária aqui presente que possa me ajudar – mandando fazer uma vistoria naquela referida casa – ajudem-me pois já esgotei todos os meus recursos.

Finalizando esta minha fala, quero desejar a todos os meus convidados – um Feliz Natal e um próspero Ano Novo-2017, com muita saúde, paz, solidariedade, abnegação, trabalho, amor e fé para todos os meus amigos. Não deixem de dar uma colaboração para a aquisição do meu livro que será de 20 Reais. Obrigado pelo comparecimento dos senhores e tenho dito.


Antônio Júlio Lopes Caribé
Teresina, 14 de Dezembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário