segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

JOSÉ HORÁCIO E O IQE EM PARNAÍBA

                      
JOSÉ  HORÁCIO  E  O  IQE  EM  PARNAÍBA

Alcenor Candeira Filho

     José Horácio Gayoso e Almendra, piauiense de Teresina, faleceu em São Paulo em 30-01-2017, aos 72 anos de idade. Era casado com Araci Martins de Sousa Gayoso e Almendra, com quem tinha filhos.

     Lembrando o verso de Mário de Andrade  -  “São Paulo! comoção de minha vida...”  -  acho que São Paulo, depois de Teresina, foi uma das maiores comoções de sua vida. Residiu durante décadas na capital paulista, onde está sepultado.

     Viajava  frequentemente para  a cidade natal, onde mantinha apartamento no Flat Executivo Rio  Poti, e às vezes esticava a viagem e visitava outros municípios piauienses, inclusive Parnaíba.

     Formado em Ciências Contábeis em 1966 pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, laureado como primeiro aluno e pós-graduado em Finanças (Financial Management Program-General Eletric Academy).

      Trabalhou na General Eletric (GE) do Brasil de 1965 a 1974,  quando iniciou sua carreira na Philips, onde ocupou diversos cargos,  até chegar a vice-presidente da empresa na América Latina, cargo exercido até a aposentadoria em 2005.

     Antes da aposentadoria trouxe para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA, em Parnaíba  uma UTI toda equipada com instrumentos de última geração (doação da Philips).

     Com a aposentadoria não ficou seduzido pelo merecido  pijama. Assumiu logo a presidência executiva do Instituto Qualidade no Ensino – IQE, sediado em São Paulo : “associação civil de caráter educacional e de assistência social, criada em 1994 e mantida com apoio de empresas privadas e parcerias com governos.      

     Sua missão é promover e desenvolver projetos educacionais que tem por objetivo a inclusão social através da melhoria da qualidade do ensino público básico”.

     Conheci pessoalmente o dr. José Horácio no dia 1º de janeiro de 2015, durante a solenidade de posse de José Hamilton Furtado Castelo Branco no cargo de prefeito municipal de Parnaíba. Na mesma solenidade os secretários municipais foram empossados em seus cargos, inclusive eu como secretário de educação.

     Em pouco tempo foi celebrada  a parceria entre a Prefeitura Municipal de Parnaíba e o Instituto Qualidade no Ensino – IQE, destinada a promover projetos para melhorar a qualidade do ensino no município.

     A parceria foi iniciada através do Programa Qualiescola, implantado em trinta e duas escolas municipais,  alcançando até dezembro de 2012 cinquenta e quatro escolas.

     O Programa Qualiescola foi formalizado através de  dois convênios: um, para implantação do Programa Qualiescola, objetivando a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos de escolas públicas de 1ª a 8ª séries, por meio de um conjunto  de ações  articuladas de intervenção na prática escolar; o outro, para implementação do projeto Leitura na Escola (Programa Qualiescola) objetivando que o Instituto Qualidade no Ensino disponibilize para as escolas os acervos modulares dos livros que compõem as bibliotecas de classe. Em abril de 2007, o IQE entregou para  as 32 escolas envolvidas no Programa um acervo de 12.515 livros de  leitura infantil, marco efetivo do início do “Leitura na Escola”, em Parnaíba.

     São cinco as linhas de ação do Qualiescola: formação continuada de professores em serviço; assessoria aos gestores escolares; avaliação de aprendizagem dos alunos; reforço escolar; construção de gestão participativa.

     A implantação em três escolas municipais do Projeto Flauta Mágica  e Coral/Encantos, sob o comando e regência do maestro Antônio Carlos Lehmkuhi, se deve a mais uma parceria PMP/IQE, através da qual o município recebeu instrumentos musicais diversos e algumas centenas de flautas doces. O projeto foi executado no município até 31.12.2016. Um dos seus  maiores incentivadores  foi  o professor José Djalma de Lacerda, que exerceu na Seduc (2005/2012)  o cargo de diretor de administração escolar. Acredito que o importante projeto terá continuidade na atual administração.

     Durante os oito anos de administração de José Hamilton, os resultados do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, divulgados em 2007, 2009 e 2011, indicam que o município de Parnaíba superou as metas projetadas pelo Ministério da Educação.

     Além do esforço dos  professores  e servidores da educação, pais e alunos  -  a participação do IQE também foi importante no resultado.

     O dr. José Horácio  será  sempre lembrado em Parnaíba como um executivo que trouxe para a cidade  importantes projetos e programas nas áreas da educação, saúde e cultura.

     Ele era cidadão parnaibano por lei  municipal e sobretudo pelo imenso amor que sentia pela cidade.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário