segunda-feira, 5 de junho de 2017

GENEALOGIA DO SERTÃO


GENEALOGIA DO SERTÃO

Herculano Moraes
Da Academia Piauiense de Letras

Aos poucos, através de pesquisas confiáveis e percuciente trabalho investigativo, Reginaldo Miranda alarga as fronteiras dos seus estudos e já se afirma como o mais completo historiador deste milênio.

Iniciou timidamente investigando fatos da vida municipal de algumas cidades, como Bertolínia e Regeneração, ampliou para o conhecimento da realidade indigenista, avançou para o conhecimento de fatos, episódios, família e eventos, revelando passagens e acontecimentos pouco conhecidos do grande público, em cujas análises e desenvolvimento impôs um estilo singular, direto e objetivo, propondo ao leitor um reencontro com suas raízes. Em todas as situações, o traço fundamental é a fonte primária da história, num exaustivo trabalho de investigação do fato histórico.

De repente, o historiador viu-se às voltas com a genealogia regional. Famílias importantes e tradicionais, cujo parentesco estava disperso por falta de catalogação científica, puderam estabelecer seus vínculos, reencontrando suas próprias raízes, retirando do baú nomes, fatos, episódios e eventos.

Como nos afirma Lucídio Freitas, antes de nós muitos por aqui passaram, cada qual cumprindo seu desiderato, construindo, reconstruindo, preservando, num incessante trabalho de restauração genealógica.

O fio do novelo estende-se ao destino do escritor. Reginaldo Miranda é o escolhido, entre outros, para o resgate da memória familiar de sucessivas gerações.

O escritor que reavivou a memória do tempo, trazendo a saga indígena de nações que cruzaram estas planícies e de aldeias saqueadas, violentadas e destruídas, pela crueldade do conquistador, o escritor que exumou dos túmulos do esquecimento pessoas, fatos e episódios daqueles que construíram o Piauí dos nossos dias; governantes, governados, súditos e auxiliares; o escritor que se revela preocupado em mostrar o que fomos, o que somos e o que desejamos ser, retorna ao gabinete de leitura com esta surpreendente genealogia do sertão.

Um brasileiro ousado, Edgardo Pires Ferreira, levantou as raízes de várias famílias que constituem nossa história humana, provavelmente o mais completo estudo genealógico no Brasil – A MÍSTICA DO PARENTESCO. Seguindo seus passos, Reginaldo Miranda deixa os centros urbanos das grandes cidades, e percorre o sertão, recompondo os tecidos da história de cada um e de todos.


Na curiosidade de saber de onde veio, qual a origem genealógica, quais os principais ramos familiares, dessa grande árvore da vida. Reginaldo Miranda percorre essas origens, os entrelaços familiares e nos presenteia com esse mosaico genealógico singular e inigualável. E nessa busca de identificar origens, lutas, paixões, encontros e desencontros, o historiador entrega aos leitores um dos mais completos e confiáveis estudos de nossa genealogia, incomum em nossa literatura. 

Um comentário:

  1. Não há dúvidas sobre isto. Reginaldo Miranda realmente ocupa lugar de destaque reeditando a história piauiense através das suas incontáveis e incansáveis pesquisas históricas.

    ResponderExcluir