sábado, 22 de julho de 2017

UM REI SONHADOR


UM REI SONHADOR

Valério Chaves
Desembargador e escritor

Passados mais de 600 anos de sua morte, a vida de Dom Dinis I  (1261-1325) – sexto rei de Portugal e Algarves – continua servindo de inspiração para a realização de coisas incríveis, sinônimo de ambição, obstinação e muitos mitos por esclarecer. De uma coisa, ao menos não há dúvida: sua imensa capacidade para sonhar com o improvável e pela composição de poesias trovadorescas que enriqueceram a literatura portuguesa no final do século XIII. Talvez por isso tenham lhe atribuído o cognome de “Rei Poeta”.

Não seria exagero concluir que foram os sonhos e pensamentos de Dom Dinis que levaram a concretizar, em 1421, aquela cena entre cores azuis das águas do atlântico e brancas espumas dos sulcos formados pelas caravelas aventureiras, iniciada há mais de um século antes, mais tarde conhecida como a “era dos descobrimentos”.

Muitas coisas nascem dos sonhos.

Diz-se que, se não houvera os sonhos do Rei Poeta, não teríamos o prazer de saborear os versos de “Os Lusíadas”, considerando-se que nesse poema de Camões o autor utilizou todas as variáveis semânticas de linguagem. Igualmente, não teríamos “Mensagem”, com os versos comoventes de Fernando Pessoa indagando ao mar salgado (…) quanto do teu sal / São lágrimas de Portugal! /Por te cruzarmos, quantas mães choraram! / Quantos filhos em vão rezaram! / Quantas noivas ficaram sem casar”.

Não teríamos, enfim, as caravelas, as terras de Leiria cheias de pinhais para a feitura das caravelas lançadas ao mar rumo à ousada tentativa de ultrapassar o Cabo Bojador, na costa do Saara Ocidental - considerado intransponível e fim do mundo conhecido da época.

Foi graças aos sonhos e a ousadia desse monarca, conhecido como “ O Rei Poeta”, que as esquadras portuguesas descobriram o mundo que hoje conhecemos.

Não foi à toa que Shakespeare nos alertou para o fato de que somos da mesma matéria da qual são feitos os sonhos

         Teresina-PI/julho/2017            

Nenhum comentário:

Postar um comentário