sábado, 12 de maio de 2018

Culto ao prepúcio de Jesus?!

Fonte: Google


Culto ao prepúcio de Jesus?!

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

          Potestades celestiais de anjos, arcanjos, querubins, serafins. Principados com missões mais diversas de arautos do conhecimento científico, mensageiros dos mistérios divinos, defesa da natureza, da bondade, da arte musical, da família, da sabedoria dos líderes, da paz e equilíbrio social. Todas essas forças nos ajudam a evoluir no bem, defendendo-nos das influências infernais. Entretanto, nem as cortes celestiais, nem mesmo Deus são capazes de entortar o livre arbítrio humano, quando não são invocados. Aí pagamos nossas inconsequências. Inclusive, de desequilíbrios emocionais e racionais. Refiro-me, especialmente, ao exercício da fé.

Fé emocional ou fé racional? Muitos reclamam do exagero do barulho, das gritarias, dos comportamentos estranhos dentro do templo, tais como: sapatear, rodopiar, cair várias vezes, risos incontidos, uma dificuldade enorme em se ouvir a pregação etc. O que tem acontecido com mais frequência seria a falta de reverência, tanto no agir e se comportar, quanto no vestir-se. Um dos motivos dessa decadência é o fato de muitas igrejas se tornarem similares a um clube social do CULTO EMOCIONAL. Usam o local de adoração, culto e aprendizado de Deus para colocarem a conversa em dia, venderem produtos e revistas. E muitos ainda dizem: “Melhor dentro da igreja do que na rua!” Não sabem que a prática da fé é mais valiosa nas ruas do que dentro dos templos.

         Apóstolo Paulo, em carta aos cristãos de Roma, capítulo 12, adverte para o CULTO EMOCIONAL, em vez do CULTO RACIONAL. Como? Não se envolvendo só com o emocional no culto a Deus, mas trabalhando nas práticas cristãs, como o perdão, misericórdia, amor ao próximo: “Nisto saberão que sois meus discípulos” – disse Jesus. Nem todos, infelizmente, não testemunham vida honrada na família, na administração e prestação do dinheiro público ou na política decente.

         Para exercitar a fé em Deus, muita gente envereda pelo caminho da exacerbação religiosa e emocional, mutilando o próprio corpo, sabe Deus por milagrosas chagas ou aparições de santos, especialmente da mãe de Jesus.

         Minha fé periclita se aceitar que a casa de Nossa Senhora foi transladada por anjos, de Nazaré para Loreto (Itália), em 1291, atravessando o Mar Mediterrâneo, viajando 3 mil quilômetros. Ainda aparecem sábios e prelados da Igreja que confirmam o “milagre”. Os lugares viram indústria turística do sagrado. Medalhas milagrosas, escapulários, fitas, terços, meu Deus, quantas aparições “miraculosas” de “endoidar gente sã”, repetindo Renato Russo. São Longuinhos, soldado cego, curado, depois de atravessar o peito esquerdo de Jesus com a lança; Verônica, que enxugou a face ensanguentada de Cristo; Francisco de Assis, visitado por um ser de múltiplas asas, ferindo-o com cinco chagas de Cristo. São Cristóvão, que atravessava o rio, na Idade Média, carregando Menino Jesus nas costas. Meu Deus, eu preciso acreditar em lendas para entrar no céu?!

         Até o prepúcio de Jesus, isto mesmo, aquele tecido que encobre a glande do pênis, extraído na circuncisão! Incrível, Santa Catarina de Sena (1368), aos 21 anos, “realizou casamento místico com Cristo”, adotando um anel do prepúcio de Jesus!!! Sabem as potestades celestiais em que região a santa enfiou a peça!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário