sexta-feira, 31 de agosto de 2018

MOTOQUEIROS DE PARNAÍBA (ANOS 50/70)

Fonte: Google.

MOTOQUEIROS DE PARNAÍBA 
(ANOS 50/70)

ALCENOR CANDEIRA FILHO

     Na Parnaíba da década de 1950 o número de carros era pequeno e menor ainda o de motocicletas. Carroças, bicicletas e pedestres circulavam tranquilamente pelas ruas e avenidas da cidade. Nenhum risco no trânsito. Não havia semáforos nem placas indicativas de mão e contramão. Nos cruzamentos a buzina era sempre acionada. Não se falava em poluição sonora. Até as bicicletas tinham buzina encaixada no guidão ora em forma de corneta ora de campainha.

     Os amantes de motocicleta usavam-na como meio de transporte e de lazer,  permitindo-se passeios em que se integravam plenamente à paisagem percorrida: marítima, lacustre, rural, fluvial e urbana.

     Duas motocicletas da época me ficaram na memória: uma pertencente a Franklin Veras (Indian) e a outra a Antônio Vieira (Java).
     A moto de Franklin era mais possante. Tanto ele quanto Antônio Viera gostavam de percorrer a rua Grande (presidente Vargas) em alta velocidade ziguezagueando por entre os postes de iluminação elétrica então existentes no meio da comprida e estreita via.
     Lembro-me também  de algumas bicicletas com pequeno motor acoplado abaixo  dos pedais, ou no eixo da roda dianteira ou sobre a mesma. O livro-álbum “Mergulho nas Lembranças da Minha Parnaibinha  -  Anos 40/60”, de Raimundo Nonato Caldas – Cavour, contém fotografias desses modelos, pertencentes ao professor Augusto Bauer, Anisinho Sampaio e Chicão Correia.
     Nos anos 60  começou na cidade a onda de lambretas e de vespas, que a Europa fabricava desde os anos 40, com a novidade do pneu sobressalente no estepe. Meu vizinho Francisco Pessoa, conhecido como professor Baiano, possuía uma.
     O mais conhecido mecânico de lambretas era o Pimenta, com oficina no bairro São José.
     A partir dos anos 70 a cidade passou a conviver com motocicletas japonesas, inicialmente  importadas e depois  montadas no país: Honda,  Yamaha e Suzuki, todas de 50, 125 e 250 cilindradas.
     O empresário Onofre Martins de Sousa Filho vem-se destacando desde então como o principal re/vendedor de motocicletas em Parnaíba e cidades circunvizinhas.
     Foi nos anos 70 que aderi ao motociclismo, chegando a possuir motos nas três categorias mencionadas. Nunca participei de competições em respeito às minhas limitações. Contentava-me com passeios pela orla marítima e com viagens até cidades cearenses e maranhenses próximas de Parnaíba.
     Mesmo montado em XLX – 250 R, apropriada para trilha, areia, lama e morro, fui sobretudo motoqueiro de asfalto e de beira de mar.
     Nas décadas de 1970 e 1980 o melhor motoqueiro era Genilson Veras. Arrojado, técnico, competitivo, muito treinamento e talento  -  qualidades sempre presentes nos grandes campeões. Genilson transmitiu ao filho Mateus Portela o amor pelo motociclismo e os segredos para ser um vencedor. Genilson está aí firme e forte; o filho voou para o céu.
     Outros bons motoqueiros da época: Jorge Rezende, Capitão Caverna, Ariosto Ibiapina, Tote Ibiapina, Evandro Mourão, Renato Machado, Roberto Pilin, Ronaldo Lobão.
     Havia os que, como eu, curtiam motocicleta sem espírito competitivo: Guido Moreira, Felipe Pires, Onofre Filho e outros.
     Sobre motocicleta aprendi o básico: usar o acessório (capacete, botas, colete, náilon, luvas), seguir a técnica (farol aceso, habilitação, mãos no guidão,  pé na pedaleira, freio revisado) e cumprir a regra (faixa do trânsito, placa do trânsito, guarda do trânsito, multa do trânsito, semáforo do trânsito).
     Essas recomendações tão simples estão presentes em vários versos do seguinte poema que escrevi em 1985:

      BALADA  DO  MOTOQUEIRO

Dizem-me os amigos
que não querem que eu morra:
“não andes de moto”.
Mas, ó diletos amigos
que não admitem que eu morra,
eu ando de moto
eu corro  de moto
eu paro de moto
eu disparo de moto
-  e não morro de moto.
Sim, amigos,
eu não morro de moto
nunca pelo capacete
nunca pelas botas
nunca pelo colete
nunca pelo  náilon
nunca pelas luvas
eu não morro de moto
não pelo farol aceso
não pela habilitação
não pelas mãos no guidão
não pelos pés na pedaleira
não pelo freio revisado
nem pela faixa do trânsito
nem pela placa do trânsito
nem pelo guarda do trânsito
nem pela multa do trânsito
nem pelo semáforo do trânsito:
afinal de contas
nunca valeria a pena morrer pelo acessório
não valeria a pena morrer pela técnica
nem valeria a pena morrer pela regra.

Em verdade, amigos,
eu não morro  de moto
porque nela eu varo o vento
que acaricia o sol e as estrelas
porque nela eu varro a poeira
que alvoroça o galo e a coruja
porque nela eu viro a paisagem
que desenha o dia e a noite
porque nela eu desnudo as conchas
que se ocultam entre colchas e coxas.

Eu não morro de moto,
meus queridos amigos,
porque é com ela
que (ultra)passo  a praia
                               a pedra
                               a trilha
                               o morro
                               a rua
e
(insisto persisto e não desisto)
-  de moto eu não morro.

É isso aí, amigos,
É de moto que eu ando
                                 e caio
                                 e corro
                                 e paro
                                 e disparo
                                                   na praia
                                                   na pedra
                                                   no morro
                                                   na rua
-  e não morro.

(Minha moto não é cruz: é cross).

Definitivamente, amigos,
de moto eu não morro
porque a praia que passa
na rota da moto
a pedra que passa
na roda da moto
a trilha que passa
no rush da moto
o morro que passa
no ronco da moto
a rua que passa
na ronda da moto
- transformam-me em pássaro.

(Pássaro não morre: VOA).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário