segunda-feira, 6 de agosto de 2018

PARABÉNS PARNAÍBA!

Fonte: Google


PARABÉNS PARNAÍBA!

Carlos Henriques de Araújo
Escritor membro da UBE-PI

Ao completar mais um aniversario, Parnaíba não tem muito a comemorar. Embora com uma nova “cara” depois da reforma da praça da Graça, e da desgraça que assolou o Brasil nos último dez anos, os parnaibanos continuam sem esperança de dias melhores, e apreensivos com o que pode vir depois dessas eleições.

Não precisa ser gênio ou vidente para concluir que nós, brasileiros só temos duas opções para decidir o futuro do Brasil, num processo de eleição difícil, sujeito a fraudes e com muito dinheiro de origem duvidosa e com pesquisas e notícias falsas.

A primeira seria continuarmos com a politicagem de sempre, com as promessas de campanha que eles nunca cumprem. Com o toma lá, dá cá. Com muita corrupção. Com nossos trilhões de impostos pagos sendo desviados e mal empregado. Com o desemprego, a violência, a impunidade, e todas as formas de degradação social e desrespeito para com a família e a religião. Com a divisão da população em ricos e pobres, pretos e brancos, gays e héteros, machistas e feministas, defendida pela Esquerda dos Comunista e simpatizantes, criadores do Foro de São Paulo, que apoiam as ditaduras falidas da América Latina, principalmente a de Cuba e da Venezuela.

 A outra opção seria eleger um presidente da Direita Liberal e Democrática que defende um país com um só povo, sem divisões de raça, de gênero, com um distribuição de renda mais igualitária, onde a família seja respeitada e a população tenha segurança, emprego, saúde, transporte, moradia e principalmente educação, para ter oportunidade de crescer por mérito e ter sua própria empresa.

Um presidente capaz de fazer exatamente o contrário de tudo isso que tem sido feito nos últimos governos. Com autoridade e independência para escolher seus ministros e assessores competentes para fazer as reformas necessárias e administrar um projeto de governo, e não de poder.

Voltando ao aniversário de Parnaíba. Como não dá pra falar do futuro pois ele está dependendo de quem vier governar o estado e o país, melhor então é falar do seu passado, mergulhando nesse mar de saudades e recordações agradáveis.

Até pouco tempo atrás era comum ouvir de algumas pessoas que Parnaíba era “a terra do já teve”. Em parte era verdade. Parnaíba já teve muita coisa, foi um passado que nos deixa orgulhosos.

Para se ter uma ideia do estágio de desenvolvimento que Parnaíba alcançou naquela época, basta lembrar que do Campo de Aviação (como era chamado o Aeroporto) saíam voos regulares da Real Aerovias, para as principais cidades do Norte, Nordeste e parte do Sudeste, depois teve mais duas companhias, a Paraense e a VARIG.

Do porto de Amarração,  o navio “Jozias Moraes” da família Moraes, dona de várias indústrias e comércios, com filial no Rio de Janeiro, uma vez por mês zarpava para o Rio. Empresas como Moraes S.A. importavam máquinas e equipamentos. A loja Celso Nunes S.A. importava tratores e máquinas agrícolas. A Casa Inglesa vendia Jeep e Rural Willys. O grupo Roland Jacob exportava cera de carnaúba, jaborandi e algodão. E a loja Rosemary trazia as últimas novidades de Paris em artigos de cama, mesa, decorações, roupas, joias e acessórios para as famílias parnaibanas.

Em comemoração de mais um aniversário, quero transmitir meu afetuoso abraço a todos os conterrâneos, e lembrar que outras passagens desse passado glorioso da nossa querida Parnaíbinha de Nossa Senhora das Graças poderão ser revistas no meu livro “Sem lenço, sem documento”. São momentos interessantes que estão guardados na memória de todos nós parnaibanos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário