segunda-feira, 22 de outubro de 2018

PARABÉNS PIAUÍ!

Fonte: Google

PARABÉNS PIAUÍ!

Carlos Henriques Araújo
Escritor e poeta

Não somos melhores nem piores do que ninguém. Somos nós, simplesmente, à nossa maneira, com nossas limitações, nossas riquezas, nosso potencial e, principalmente com nossa força de vontade.

Os piauienses resistem a todas as dificuldades que lhes são peculiares, e a outras, que lhes foram impostas no decorrer de várias décadas por razões as mais diversas: históricas, políticas, geográficas, sociais e econômicas.

O Piauí existe sim, apesar da crítica destrutiva, da ignorância de uns e da gozação de outros, com o seu nome e com o seu povo. E resiste a todas as dificuldades que lhes são peculiares, e a outras, que lhes foram impostas no decorrer de várias décadas por políticos inescrupulosos, desonestos e incompetentes.

O Piauí não é mais lembrado como o lugar onde o vento faz a curva ou onde Judas perdeu as botas. O Piauí é um estado rico em potencialidades e em oportunidades.

É o estado que tem a menor faixa litorânea, mas, assim como nos pequenos frascos é que estão os melhores perfumes, no seu litoral estão as praias mais bonitas do Brasil, de águas claras e morna, de areias brancas, sem poluição e recheados de belezas naturais, com ventos adequados para prática de esportes náuticos e geração de energia eólica.

Nele desemboca o rio Parnaíba, o maior delta em mar aberto das Américas e o segundo maior do mundo com 85 ilhas de praias paradisíacas.

No Piauí, o sol do equador brilha mais forte e seu calor proporciona um clima tropical saudável, propenso ao cultivo de frutas tropicais para exportação, e à produção de mel de abelha, com floradas o ano inteiro.

Seu solo é ótimo para o plantio de mamona matéria prima utilizada na produção do biodiesel. Foi o primeiro estado do Brasil a desenvolver esta tecnologia. Seu subsolo foi aquinhoado com os lençóis freático maiores do país, quiçá do mundo.

O Piauí tem o maior rio genuinamente nordestino, inúmeras barragens, lagoas propícias para projetos agrícolas de irrigação, piscicultura, carcinocultura e lazer.

É recordista na produção de grãos e o maior produtor de cera de carnaúba do mundo. É o segundo maior produtor nacional de mel de abelha e tem um dos maiores e melhores rebanhos de caprinos do Brasil.

Na medicina, é uma referência para o Norte e Nordeste. Na cultura, é o berço do homem americano, tem a melhor escola do ensino médio do país e um polo de ensino superior com uma excelente estrutura. Recebe estudantes de todo o Norte e Nordeste que sobressaem nos concursos públicos pelo Brasil afora.

A geografia do estado é privilegiada, tem de tudo: rios, cerrados, agreste, serra, praia, cachoeiras, lagoas mangue, banhado, reservas arqueológicas e formações rochosas.
Na região norte, repousa tranquila e acariciada pelas águas do rio Igaraçú, a cidade de Parnaíba, com um potencial turístico e de geração de energia eólica nos seus 24 km de litoral e principal braço do delta.

A cidade já teve seus tempos áureos, foi a fortaleza da economia piauiense. Hoje, seus monumentos históricos são testemunhos daquela época. Seu conjunto arquitetônico é um espaço cultural de inestimável valor.

Na região do agreste encontramos gente humilde e simples, mas hospitaleira. Na região serrana, o frio acolhedor se mistura com as riquezas das minas de opalas e a habilidade dos artesãos. O Parque Nacional da Sete Cidade é um mergulho no imaginário, com suas formações rochosas de formas espetaculares e inscrições rupestres que nos levam a viajar na história da humanidade.

Na região sul, os aficionados, pesquisadores e paleontólogos poderão se aprofundar nesse mergulho cultural visitando o Museu do Homem Americano, na serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.
Na região do Gurguéia, o azul do céu parece tocar o verde das plantações de soja, que enchem os bolsos dos agricultores e fazem a alegria dos trabalhadores com a produção e exportação de grãos e óleo de soja, tornando-se o mais importante polo industrial do estado.

E Teresina, sua capital, é a Mesopotanea do Brasil. Situada entre dois rios: o Parnaíba, que nasce na Serra das Mangabeiras, na fronteira com o Estado de Tocantins, é o segundo maior rio do Nordeste, depois do São Francisco: e o Poti, nascendo na Serra da Joaninha, no Ceará, formado por um pequeno filete d’água que vai tomando corpo, atravessando chapadas e cânions, até se encontrar com o Parnaíba no bairro Poti Velho, no fenomenal Encontro das Águas.

Teresina nasceu urbanisticamente moderna. Foi uma das primeiras cidades do Brasil em que o projeto chegou antes da ocupação do espaço urbano.  A Chapada do Corisco, como ficou conhecida.
Teresina hoje não é lembrada apenas pelo seu calor, mas como um polo turístico de eventos, uma referência em saúde e educação e atende pessoas vindas de cidades dos estados do Tocantins, Pará, Maranhão e Ceará.

O Piauí é uma terra de artistas: músicos, intelectuais, artesãos, humoristas, escritores, poetas, jornalistas e pintores de renome nacional como Carlos Castelo Branco, mestre Dezinho, Evandro de Lins e Silva, Da Costa e Silva, H. Dobal, Mario Faustino, Torquato Neto, João Cláudio Moreno, Clodô, Climério, Luís Paiva, Lina do Carmo e muitos outros.

Por isso é que se diz: “É feliz quem mora aqui”.     

Um comentário:

  1. Parabéns amigo CHA. Pelo texto em homenagem e em defesa de nosso estado do Piauí.
    Sucinto. Lúcido. Transparente como deve ser.
    Abraço.

    ResponderExcluir