quinta-feira, 25 de julho de 2019

Recebimento de medalha da Medalha do Centenário da APL




Recebimento de medalha da Medalha do Centenário da APL (*)

Organizar um grêmio literário nos moldes existentes em vários outros Estados, foi o propósito abraçado por um grupo de intelectuais da época, sob a liderança de Lucídio Freitas, que se criou a 30 de dezembro de 1917, a  Academia Piauiense de Letras, com o objetivo de desenvolver e apoiar todas as manifestações da cultura piauiense.

O número de cadeiras, inicialmente, era de dez, alcançando, por fim, quarenta como nas demais congêneres. Várias expressões da literatura de nosso Estado ali se imortalizaram, dentre estes o florianense J. Miguel de Matos, nascido, como o próprio gostava de dizer, na rua do Molambo, a nossa rua 7 de Setembro.  Outro que também ali teve assento foi João Coelho Marques, homenageado agora no volume 8 da Coleção Florianenses.

A honraria da Medalha do Centenário da Academia Piauiense de Letras se deve, com certeza, ao trabalho desenvolvido na organização, edição e divulgação da Coleção Florianenses, parte de maior destaque da Fundação Floriano Clube, a que me dedico com todo carinho de filho desta terra.

Quero, aqui, registrar ao poeta Elmar Carvalho, autor da indicação do meu nome, o agradecimento profundo, fazendo-o extensivo ao colegiado da Academia por sua aprovação. Peço-lhe caro poeta, levar meu desejo aos dignos integrantes da Academia Piauiense de Letras que eu possa dividir a honra da Medalha do Centenário com todos os companheiros participantes da Fundação Floriano Clube.   

(*) Discurso pronunciado por Cristóvão Augusto de Araújo Costa, no dia 6 de julho, na sede da Fundação Floriano Clube, por ocasião do lançamento da Coleção Florianenses, quando lhe foram entregues a Medalha e o Diploma do Centenário da Academia Piauiense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário