segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Um livro notável

Reginaldo Miranda



Um livro notável

Zózimo Tavares
Presidente da Academia Piauiense de Letras

Reginaldo Miranda brinda seus leitores com mais uma obra literária de fôlego e essencial, este Piauienses Notáveis, fruto de ampla e criteriosa pesquisa em arquivos do Piauí e além-mar.

O livro sai com o selo da prestigiada Coleção Centenário, da Academia Piauiense de Letras, idealizada e iniciada por ele, quando presidente da Casa de Lucídio Freitas, para celebrar os 100 anos de fundação da entidade.

Uma coleção que, tocada pelo arrojo e o dinamismo de Nelson Nery Costa, atual presidente da APL, se firmou como o maior projeto editorial do Piauí de todos os tempos, com mais de 100 volumes publicados, em sua maioria de obras raras e clássicas do e sobre o Piauí.

Piauienses Notáveis é o primeiro Tomo de uma série de três que o autor tem na gaveta sobre vultos do Piauí.

Este primeiro volume abrange o Período Colonial. O próximo será relativo às personalidades que marcaram o Império no Piauí. O seguinte focalizará os notáveis da República.

Neste primeiro volume, o autor reúne as biografias de 80 personalidades. Trata-se, então, do maior conjunto de biografias piauienses publicados até agora em um único livro.

Em sua linha de pesquisa, segue fielmente os passos do biógrafo pioneiro Miguel de Sousa Borges Leal Castelo Branco e de Pereira da Costa, Clodoaldo Freitas, Odilon Nunes e monsenhor Chaves, mas acrescenta fatos e dados novos, colhidos diretamente em fontes primárias.

Uma autoridade, hoje, em pesquisas genealógicas, Reginaldo Miranda retira da poeira do esquecimento, com este seu projeto, muitas figuras de relevo de nossa história.

Neste volume, ele joga luzes sobre a vida e a obra de Domingos Jorge Velho a Caetano Vaz Portela, passando por Domingos Afonso Mafrense, Mandu Ladino, João Pereira Caldas, João do Rego Castelo Branco, Simplício Dias da Silva, Valério Coelho Rodrigues, Luiz Carlos pereira de Abreu Bacelar, Cacique Bruenque e José da Cunha Lustosa, entre outras personalidades marcantes do começo do Piauí.

Com este livro, o Piauí seguramente se conhecerá melhor, na medida em que visita sus antepassados e o legado de cada um deles.

Como apropriadamente observou o historiador Fonseca Neto, titular da Cadeira 1 de nossa APL e autor do prefácio da obra, com este livro “a chamada América Portuguesa, em particular a regionalidade centrada no Piauí, ganha uma contribuição efetiva para dela se ter medidas mais fundamentadas de sua formação social-histórica”.

Vê-se, por aí, que Piauienses Notáveis já nasce como um livro notável.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário