quinta-feira, 2 de abril de 2020

O PATO E O FAZ-TUDO

Fonte: Google

                  

O PATO E O FAZ-TUDO

Elmar Carvalho

Após o término da audiência, o senhor Valdemiro Sousa confessou-me ser uma espécie de faz-tudo, pois é cabeleireiro, encanador, marceneiro, pedreiro, lavrador, e talvez mais alguma coisa que eu possa haver esquecido. Disse-lhe que ele era um polivalente, e lhe perguntei se poderia contar a anedota do pato. Demonstrei-lhe que um pato faz muitas coisas, como andar, nadar e voar, mas que nenhuma dessas atividades ele faz com eficiência.

Tem chouto lento, pois tem as pernas curtas, os pés em forma de palmas ou pás e o corpo pesado e um tanto parecido com o casco de um barco, o que lhe faz ser algo desengonçado; o voo é curto e rasteiro, o que não lhe dá muita vantagem no caso de uma fuga; o seu nado, embora gracioso, é lerdo, o que lhe torna uma presa fácil de um predador como um jacaré, por exemplo.

Sousa, entendendo o meu recado brincalhão, não lhe passou recibo e nem se deu por achado, e imediatamente respondeu, bem-humorado, que fazia bem-feito as coisas que fazia. É claro que temos o chamado homem de sete instrumentos, que geralmente não é exímio em nenhum deles ou, na melhor das hipóteses, só domina um ou dois, mas dificilmente vindo a ser virtuose ou mestre.

Elevado ao paroxismo, o especialista é aquele que sabe tudo de nada, e o generalista é o que sabe nada de tudo. Ora necessitamos das profundidades abissais e quase obscuras de um especialista, ora precisamos da visão rasa, mas ampla e geral de um mestre das superficialidades. O mundo é composto e plural, e assim o devemos aceitar.  

28 de abril de 2010          

2 comentários:

  1. Ilustre Elmar, bom dia, bela crônica, e bem aplicável a situação atual no mundo, com a pandemia do Convid 19. Neste momento os próprios especialistas não entram num consenso sobre esse vírus, e se a pessoa se preocupar muito, adoecerá ainda mais, principalmente adquirirá doenças mentais, no entanto se formos generalistas, ter uma opinião rasa sobre esse vírus, seguir as recomendações gerais dos órgãos oficiais sanitários, talvez seja melhor por conta desse isolamento social. No meu caso, estou assistindo filmes e documentários, lendo bons livros, atividade física leve, executando faxinas etc e não assistindo o terrorismo de nossa imprensa partidária.
    Um abraço,
    Everardo-Parnaibano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou mais ou menos seguindo a sua rotina, menos relativamente a exercícios físicos, que eu deveria fazer de forma mais efetiva.
      Abraço,
      Elmar

      Excluir