terça-feira, 1 de setembro de 2020

3 POEMAS DE WALTER LIMA

 

Elmar visto "camonianamente" por Gervásio Castro (*)

3108.01 

 

Como se fizesse parte de um drama

Um belo-drama onde  bela frase ecoa:

Lá vai lá vem

“Le Bateau Ivre” – no mar atroz

Lá vem firme o homem

Livre –                   El Mar feroz.

 

“homem livre, hás de ser sempre amigo do mar. ”  (**)

O barco um homem

Trazem na Sina desde nascimento – o Mar.

 

Homem a Sina na data

Natalícia (***) : homônimo do Baudelairianismo

Contendo tanto Mar e Air.

 

A herdade na ponta da pena

De quem navega datas e assina

Marcas nas ondas do dia a dia.

 

“homem livre, hás de ser sempre amigo do mar. “

RP, SP, 31.08.2018.

(*) O texto é uma homenagem que me foi prestada pelo poeta e amigo Walter Lima. Na charge, em outra "homenagem", o amigo Gervásio Castro me travestiu de Camões, que era caolho e gênio, enquanto eu não sou nem uma coisa nem outra. 

(**) Trecho do poema O Homem e o Mar, de Charles Baudelaire – 09.04.1821 a 31.08.1867.

(***) O poeta Walter Lima se refere à mera coincidência de eu haver nascido no mesmo dia em que nasceu Baudelaire, ele em 1821, eu em 1956.


0606.1

 

Nem Julius poderia prever

A vinda dela...

- Donna Vitória do Quinhão de César -

Imitando Caesar na Batalha de Zela

Veni- de peito aberto

Tendo certeza da vitória.

 

Dai a César o que é...

O tempo contribuiu, Vidi.

As palavras certeiras

Como armas no dia a dia.

César, na  vida somos perseverantes,

Vici.

 

O exemplo do Imperador segui

As estratégias de luta...

Veni, Vidi, Vici.

 

 

V.lima

06.06 2019.


1710.1

 

Como no romance de V. Nabokov (Lolita)

No meu conto real uma Annabel

De meus dias descrevo:

As testemunhas caminhões e veículos

Menores daquele posto Shell

De beira de estrada...

 

Ah Anabell, aquele momento

Poderia ser semelhante a Nobokov...

Seria tão perfeito, não fosse

Teus joelhos pernas pés trêmulos

E a boca muda e gelada, olhos inquietos

Como se eu estivesse tocando

Literalmente uma joia in natura...

 

Ah Anabell, aquelas testemunhas ao longe,

Simplesmente foram as únicas

Do único – primeiro momento de Annabell...

 

Virei a partir dali

Misto-mistura de Nabokov

Que nunca esqueceu a Annabel

Daquele episódio inesquecível.

 

 

V_Lima.

17/10/2019.

7 comentários:

  1. Modéstia parte, o simples é sempre bem visto, na beleza, forma e fôrma...

    ResponderExcluir
  2. Seu poema me comoveu. É uma bela e grande homenagem.

    ResponderExcluir
  3. Nabokov escreveu Lolita inspirado em Chaplin que na época se casou com uma menor de idade (ele era bem mais velho) e teve filhos com ela! Lindos textos!

    ResponderExcluir
  4. Boa observação meu caro João Miguel, trouxe me este esclarecimento ao conhecimento de muitos leitores....
    Muito pertinente para complemento do texto.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Os poemas do Walter Lima, além da dimensão lirica, transpiram sábias lições de intertextualidade, decorrentes de seu vasto e seleto repertório de leitura.

    ResponderExcluir
  6. Os poemas de Walter Lima, além da dimensão lírica, transpiram sábias lições de intertextualidade, decorrentes de seu vasto e seleto repertório de leitura. Teresina, 5/10/2020 - Carlos Evandro M. Eulalio

    ResponderExcluir