quarta-feira, 12 de maio de 2021

À MEMÓRIA DE MEMORÁVEIS MÚSICOS



À MEMÓRIA DE MEMORÁVEIS MÚSICOS


José Francisco Marques

Professor, instrumentista e escritor


Chagas Sitônio era mecânico de bicicletas. Grande, na arte de consertar as “magrelas”, dando fino trato às mesmas. Tinha esse honrosa função, mas detrás daquele homem simples e humilde, escondia-se um grande músico. Tão bom, que sempre que aparecia algum concurso à época(pasmem, hoje na modernidade, não aparece um evento similar), ele era agraciado com o primeiro lugar, carregando ao colo apenas  sua sanfoninha de oito baixos, companheira inseparável de seus momentos musicais.

Ele tinha uma oficina na Rua Coronel Antônio Maria e bem novo ainda, driblando meus pais e os estudos, lá estava eu em sua oficina. Lembro-me que certa feita, ao pegar o violão e arremedar algumas notas, ele, olhando por sobre os óculos me disse: essa sua mão direita é muito boa! Aquilo foi o maior elogio que recebi até hoje. De fato não me tornei músico por profissão, mas tenho sérias dificuldades ainda hoje com a minha mão esquerda, responsável pela elaboração dos acordes.

Tive sorte de nascer em uma rua extremamente musical. Lembro-me bem do grande cantor Chico Baú, possuidor de uma voz fantástica, pois o seu grave assemelhava-se ao grande Nelson Gonçalves. Como esquecer Valdir do Banjo, importado diretamente do Bairro Flores? Era um mago nesse instrumento, com um detalhe interessante: ele mesmo fabricava o seu instrumento. Era também frequentador da oficina de mestre Sitônio.

Na época propícia à apresentação do Bumba meu boi ou em tempos de Santo Reis, havia um encontro na madrugada desses verdadeiros artistas, que resgatavam em termos de cancioneiros, os mais belos registros. Lá estava eu, depois de sorrateiramente sair escondido obviamente dos meus pais, em verdadeiro transe para ouvir aqueles hinos que elevavam a minha alma muito além do mais profundo infinito. No percurso até o local, já de longe ouvindo a música que se fazia alcançar a minha audição, os paralelepípedos da rua, magicamente se faziam sobrepostos formando notas musicais em suaves movimentações sincrônicas. Eu levemente flutuava aos acordos inigualáveis daquele excelso concerto.  Jamais irei esquecer, pois ecoa ainda hoje em meus ouvidos os acordes preparatórios e em seguida a canção da qual, entranhada na minha memória, vem-me à mente saudosa os seguintes versos iniciais:

“ Catirina que só quer

Comer da língua do boi

Carne seca na janela

Quando alguém olha pra ela

Pensa que lhe dão valor”   

Nenhum comentário:

Postar um comentário