sexta-feira, 7 de maio de 2021

DEUS & DESTINO

Fonte: Google


DEUS & DESTINO

 

José Expedito Rêgo

Médico e Escritor

 

Nas poucas entrevistas que dei a imprensa, quando me perguntam se eu sou ateu, respondo sempre: - mais ou menos – o que provoca risos.

Ninguém pode negar categoricamente a existência de um Deus. Não sabemos quem ele é. Talvez exista como criador desse universo maravilhoso e perfeito e dessa coisa fantástica que é a vida no planeta Terra.

O universo e a vida, no entanto, são regidos por lei que o próprio Deus teria estabelecido. Algumas dessas leis são conhecidas pela inteligência humana, são imutáveis. Não creio, por conseguinte, que o Deus criador deva nem possa modificar suas leis para atender a súplica de pessoas devotas. Seria um absurdo Deus conceder a vitória a um rei católico ou de qualquer outra religião, que a suplicasse no campo de batalha. Nem que deva ser atendido um doente que implora a cura de sua moléstia, a qual segue um curso determinado pelas leis naturais da bio-patologia.

Acredito, isto sim, que o Homem possa interferir naquilo a que se costuma chamar destino. Júlio César com certeza influiu na criação do Império Romano e tudo que veio depois dele, na história do mundo ocidental. Jesus Cristo, com sua doutrina de persuasão e amor, exerceu grande poder na propagação do cristianismo, em todo o mundo, ajudado por seus apóstolos, principalmente Paulo.

Mais recentemente, Winston Churchill mudou o nosso destino, pela ação decisiva que resultou na derrota do nazismo alemão.

Essa mudança na história da humanidade não implica em violação das lei naturais. Elas foram determinadas pela inteligência e pela força de vontade de homens excepcionais, criados de acordo com as mesmas leis imutáveis da Mãe Natureza.

As descobertas de vacinas, soros e antibióticos modificaram o destino de muita gente que, em condições anteriores, morriam de infecção puerperal, de hidrofobia, tuberculose e outras doença antes incuráveis. Nada disso, porém, foge às leis biológicas.

O destino não é predeterminado, muda de acordo com as circunstâncias. Muita gente morre antes da hora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário