sábado, 25 de dezembro de 2021

MINHA FAMÍLIA PORTUGUESA


 

MINHA FAMÍLIA PORTUGUESA

 

Antonio Gallas Pimentel

Jornalista, poeta e escritor

 

"É uma casa portuguesa com certeza

É com certeza uma casa portuguesa"

(Refrão de uma famosa canção portuguesa difundida no mundo todo na voz de Amália Rodrigues e de outros cantores de fado das terras d'além mar).

 

             Manhã de sábado,  18 de dezembro deste ano de 2021. Recebo comunicado de que dr. Roberto Cajubá,  meu confrade da Academia Parnaibana de Letras estaria em minha residência,  à minha procura. Por conta de um problema de saúde que me havia apresentado na madrugada do dia anterior tive dificuldades em sair da cama de imediato para ir ao seu encontro. Pedi que abrissem o portão e que o mandassem entrar,  enquanto eu me arrumaria para recebê-lo,  como assim manda a etiqueta social.  Porém,  neste momento minha esposa  entrega-me uma sacolinha amarela com um livro dentro e disse-me que no livro algo estaria relacionado à minha pessoa.

 

                            Alegrei-me evidentemente, fiquei feliz pelo gesto, pela consideração do amigo confrade em me prestigiar e trazer à minha residência um livro escrito por sua esposa Maria Tereza, filha de um ilustre cidadão português que muito contribuiu, com sua verve, com os seus conhecimentos,  para a educação brasileira, especialmente para a educação parnaibana - professor Eduardo Augusto Lopes, de saudosa memória.

 

                 Imediatamente iniciei a leitura do referido livro,  e, ao chegar à página 50, deparei-me com trechos de uma crônica feita por mim e lida nos microfones da Rádio Educadora de Parnaíba, por Reginaldo Mendes ou Gilvan Barbosa, não lembro agora, no Programa "Rádio Repórter Educadora" dirigido pelo também saudoso Jornalista Batista Leão, e  na sequência final, "A Crônica da Cidade" lamentando o trágico acontecimento ao ilustre mestre da educação parnaibana naquela fatídica tarde de 16 de setembro de 1975.

 

                         O fato de ver, no presente livro,  a citação e reprodução trechos  de minha crônica, escrita e publicada há 46 anos, deixou-me surpreso, emocionado e ao mesmo tempo trouxe-me um alívio para as dores que sentia, tanto assim que, enquanto dedicava-me à leitura  do livro, esquecia a angustia e o sofrimento que me causavam a crise de saúde pela qual passava naquele momento.

                                Também, o poeta V. de Araújo e o Jornalista Rubem Freitas que  manisfestaram seu pesar através da imprensa, mais especificamente através do Jornal "Folha do Litoral" estão citados na obra.

                                  Tive o prazer de trabalhar com o professor Eduardo e dona Oneide no Colégio  Édson Cunha. Eu, professor de Língua Inglesa, ele, Superintendente do Complexo Escolar Regional Parnaíba I  e a professora Oneide como coordenadora da disciplinas de Estudos Sociais. Fui professor de dois do seus filhos: Luiz Augusto funcionário aposentado do Banco do Nordeste do Brasil  e Eduardo Augusto,  conceituado médico otorrinolaringologista. 

                                  Aprendi com o professor Eduardo que as tristezas devem ser esquecidas e que devemos tocar a vida com alegria, pois ele era uma pessoa bastante alegre,  como citei no início da crônica que fiz em sua homenagem: "possuía, o professor Eduardo, por sua maneira alegre e agradável, um grande número de amigos nesta cidade, e todos gostávamos de sua presença. Onde quer que estivesse o ambiente tornava-se alegre".

                              O livro "Minha Família Portuguesa" muito bem escrito por Maria Tereza de Melo Lopes Cajubá de Britto, mostra a árvore genealógica de seus parentes portugueses pelo lado paterno,  bem assim narra,  de uma forma que torna a leitura agradável, a história de uma família humilde, determinada que soube vencer com galhardia as intempéries da vida e galgar lugar de destaque não apenas na Europa mas em países do outro lado do atlântico como o Brasil, com particularidade Parnaíba,  cidade na qual, descendentes da família destacam-se na sociedade local,  principalmente no ramo da medicina e odontologia.

"O tempo é passageiro e tudo isso um dia será só saudade e lembranças, mas, a melhor parte é poder contar para meus filhos e sobrinhos que essa é a MINHA FAMÍLIA PORTUGUESA", finaliza a autora.

                                   Talvez tenha sido eu um dos primeiros a ler "Minha Família Portuguesa" de  Maria Tereza de Melo Lopes Cajubá de Britto, livro que desde o dia em que o recebi passou a ter um lugar de destaque em  minha ESTANTE DE LIVROS. Agradeço ao confrade Roberto Cajubá pela consideração e por haver me proporcionado uma leitura agradável e rica em conteúdos sobre uma família nobre das  "terras d'além Mar", da qual, sua esposa, a autora, é descendente.       

Fonte: Blog do Professor Gallas

Nenhum comentário:

Postar um comentário