quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Carta virtual da professora Socorro Melo


 

Recebi a carta virtual abaixo, enviada pela professora Maria do Socorro de Castro Melo Tajra, em que ela comenta o vídeo acima, em que fiz a leitura de uma crônica que escrevi sobre seu pai, o governador Leônidas de Castro Mello:

Estimado acadêmico Dr. Elmar:

Minha tarde corria rotineira e sem encanto quando encontrei uma mensagem do amigo Dilson Lages com o vídeo onde assisti a leitura de uma crônica literária de sua autoria sobre o livro de meu pai TRECHOS DO MEU CAMINHO.

Gostei muito!  Por incrível que possa parecer, conheci os detalhes da vida política de meu pai após o lançamento da 1ª edição, em 1976.

Tenho 76 anos, nasci em fevereiro de 1945 e ele deixou o governo do Piauí em novembro do mesmo ano.

Desde a primeira leitura do livro senti, como você falou, a ausência de citações da vida familiar.

Depois de sua partida, encontrei alguns poucos documentos e fotos, guardados por minha mãe. Resolvi escrever um texto na tentativa de

preencher um pouco esta lacuna.  Falei dos traços mais marcantes de sua personalidade e de seu comportamento no convívio familiar.

São aproximadamente 150 páginas redigidas por mim, sem nenhum propósito literário,  que podem contribuir para a manutenção de uma imagem aproximada e verdadeira da pessoa que foi Leônidas de Castro Melo. Deixo então meu testemunho como filha.

Como sou a última filha viva senti a responsabilidade pesar. Este escrito que denominei "Assim Vi Meu Pai" já é do conhecimento de vários acadêmicos, inclusive do atual PRESIDENTE, o jornalista acadêmico Zózimo Tavares, que em um encontro pessoal na APL, afirmou interesse, prometendo a publicação.

Não tenho conhecimento literário. Gosto de escrever e admiro quem o faz bem. 

Agradeço a bela crônica sobre " Trechos do Meu Caminho" transmitindo-lhe os meus mais cordiais cumprimentos.

          Maria do Socorro de Castro Melo Tajra

5 comentários:

  1. Poeta, muito interessante este post. Li com grande prazer o livro Trechos do Meu Caminho, e não havia atentado para a ausência da família no seu relato. Lembro apenas que o autor falou com muito carinho da sua infância, dos seus pais. Na verdade, um livro que prende a atenção do leitor do início ao fim do belo relato. Além de uma aula de história do Piauí no período. Vai ser ótimo ler agora algo sobre a vida pós governo do pai, escrito por alguém que esteve tão perto dele.

    ResponderExcluir
  2. É muito importante resgatar biografias e sentir o ser humano por trás da figura de um Governante. Melhor ainda quando um familiar resgata fatos pelos quais podem trazer às angústias e alegrias de uma figura que marcou (a) muitas gerações. Sou de família esperantinense, muito me orgulha falar das raízes (profundas), também. E ver o brilho no olhar dos que dedicam à vida a esta tão importante missão. Parabéns e sucesso no projeto. Fabricio Carvalho Amorim Leite.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo acesso e comentários, prezados Araújo e Fabrício.

    ResponderExcluir